Centros Sociais Urbanos retomam atividades de dança e ginástica

As unidades dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) dos bairros de Mandacaru, Geisel e Rangel já retomaram as atividades presenciais do Projeto Vida Saudável, com os grupos de ginástica e zumba. As atividades estavam suspensas desde março do ano passado como medida de contenção da disseminação do coronavírus.

O projeto Vida Saudável oferece as atividades com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população que frequenta os Centros. Os grupos, com no máximo 20 pessoas, reúne todas as idades, sem distinção de gênero. Nas três unidades já em funcionamento são 120 pessoas frequentando as atividades.

O gerente operacional dos CSUs, Jamil Richene, comemora o reinício das atividades nos Centro Socias pelo benefício que estas proporcionam à população. “Após mais de um ano, estamos retornando de maneira gradual, por se tratar de atividades coletivas, por isso estamos limitando o número de participantes, sem se descuidar de todas os cuidados com higienização, distanciamento, uso de máscaras, etc. Sabemos da importância das ações desses Centros para a população dos bairros”, comentou.

Jamil Richene adiantou que está sendo finalizado um novo projeto voltado para crianças e adolescentes, intitulado “Meu Primeiro Esporte”. “Trabalharemos inicialmente com o futebol nos CSUs de João Pessoa, posteriormente ampliaremos para outros Centros. A previsão é que seja lançado no mês de outubro”, informou.

Outra que fala com muita empolgação do reinício dos trabalhos é a professora de dança Albanisa Maria Silva. “Estou há cinco anos nos CSUs, e tanto para mim como para elas, está sendo muito proveitoso. Quando souberam que estava havendo inscrições, imediatamente procuraram, se inscreveram. E estão super empolgadas, com a integração social das diferentes idades, do movimento do corpo, a necessidade que elas sentem de trabalhar o corpo”, comemora Albanisa.

Para a dona de casa Adriana da Silva, mãe de quatro filhos, há dois anos frequentando o grupo de dança do CSU de Mandacaru, disse que “essa retomada é muito importante, faz bem para a saúde, estamos nos movimentando. Aqui faço além da dança, a ginástica funcional, e durante a pandemia fiquei sem fazer”, afirmou Adriana.

ATIVIDADES – DIAS E HORÁRIOS

Ginástica geral:

CSU Geisel – Terças e Quintas-feiras, às 16h.

CSU Rangel – Quartas e Sextas-feiras, às 16h.

CSU Mandacaru – Quintas e Sextas-feiras, às 08h30

Zumba:

CSU Geisel – Segundas e Quartas-feiras, às 8h30.

CSU Rangel – Terças e Quintas-feiras, às 8h.

CSU Mandacaru – Terças e Quintas-feiras, às 16h.

Foto: Alberto Machado.