PBTur incentiva Turismo de Aventura e Experiência no Litoral Norte da Paraíba

Um grupo de dez operadores de turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, especializados em Turismo de Aventura e Experiência inicia, a partir deste sábado (21) até a segunda-feira (30), uma visita técnica de uma semana em sete municípios do Litoral Norte paraibano e três do Rio Grande do Norte. O famtour tem apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Empresa de Turismo do Rio Grande do Norte (Emproturn), dos Sebraes-PB/RN, Gol Linhas Aéreas, Trieb Club Experiences e do Pipa Convention & Visitor Bureau.

As cidades paraibanas são João Pessoa, Conde, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Baía da Traição e Mataraca, além de Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que o projeto é idealizado e desenvolvido pela empresa Trieb Club Experiences, de Tibau do Sul, e tem o objetivo de trazer operadores de turismo para conhecerem os roteiros ‘in loco’ e vendê-los para o consumidor final que busca novas experiências junto à natureza intocada.

“A Trieb lembra que o nosso Litoral Norte tem metade dos seus 66 quilômetros de praias dentro de áreas de proteção ambiental, distribuídos em um mosaico de unidades de conservação que se estendem até o Rio Grande do Norte. Nesses locais, é possível ter contato com espécies ameaçadas de extinção e um ambiente paradisíaco. É uma ótima oportunidade para divulgarmos esse novo roteiro e incrementar o turismo no Litoral Norte do nosso estado”, destaca Ruth Avelino.

Programação – As operadoras convidadas são Pisa trekking ( www.pisa.tur.br ), Freeway Ecoturismo ( www.freeway.tur.br), Aurora Eco ( www.auroraeco.com.br ), Venturas (www.venturas.com.br) e Turismo Sob Medida (RJ) ( www.turismosobmedida.com.br). Seus representantes desembarcam na capital paraibana no sábado (21) e serão recepcionados pelo diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, para um jantar de negócios com a presença de técnicos do Sebrae-PB. No domingo (22) eles fazem uma visita técnica ao município do Conde pela manhã, e à tarde conhecem o Centro Histórico de João Pessoa.

Na segunda-feira (23) tem início o projeto Costa Potiguara com saída de João Pessoa até a cidade de Baía da Traíção. Nesse trajeto os 10 profissionais do Turismo passarão por Cabedelo, Lucena, Barra do Mamanguape até Baía da Traição. De acordo com a programação o grupo vai poder fazer trekking, andar de buggy por trilhas e praias, além de fazer travessias de barco. Na terça-feira (24), estão previstas visitas às aldeias indígenas localizadas na Baía da Traição e suas atrações (Van / Caminhadas / Balsa). Ao final da tarde o grupo segue para uma pousada em Barra de Camaratuba.

Na quarta-feira (25) a programação prevê um dia inteiro de passeios e visitas e outras atrações como caminhadas e passeio flutuante. No dia seguinte (26), os operadores fazem uma travessia litorânea de buggy até a comunidade pesqueira de Sagí, na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Nesse trecho estão previstos trekking, travessia de balsa e passeio de buggy. Pernoitam no local e na manhã de sexta-feira (27) fazem um passeio de canoa pela manhã. Após o almoço, o grupo segue em direção à Baía Formosa e Pipa, de buggy, fazendo trekking ou balsas. Pernoitam em Pipa e no sábado (28) durante o dia participam de um passeio de 4×4 nos arredores da praia famosa. À noite os operadores participam de um jantar de negócios com o técnicos do Sebrae-RN.

No domingo (29) o dia será livre de eventos agendados. Na segunda-feira (30) os operadores seguem para o Aeroporto de Natal. “A programação idealizada é ampla e rica em roteiros ainda pouco divulgados junto às operadoras de turismo de Aventura e de Experiência do Sul e Sudeste. Não temos dúvidas de que é um novo produto que vai atrair turistas que gostam de aventura e de contato com a Natureza”, garantiu Ruth Avelino, que ressaltou a importância da parceria com o Rio Grande do Norte, na venda cooperada dos dois estados. “Essa é apenas a primeira, de várias ações que faremos em parceria com os governos do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Vamos vender sempre roteiros integrados para aproveitar a curta distância que existe entre os três estados nordestinos”, finalizou a gestora.

Foto: Reprodução Google.