Agosto das Letras: terceiro dia do evento segue com workshop e lançamentos de livros

A programação da 7ª edição do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”, que acontece até o próximo domingo (22), terá continuidade nesta quinta-feira (19) com um workshop e o lançamento de uma série de livros. O evento, promovido pela a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), é transmitido de maneira virtual pela TV Funesc (www.youtube.com/TvFunesc ), que neste ano presta uma homenagem aos 120 anos de Zé Lins do Rêgo e um tributo ao jornalista, poeta, escritor e ex-presidente da Funesc, Walter Galvão.

Para Cybelle Macedo, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba e uma das organizadoras do evento, “disseminar as obras dos escritores e conectar pessoas e livros é a principal proposta da Funesc, que visa também estreitar e manter um espaço dedicado aos escritores e a literatura”.

Assim, contribuindo para a promoção do livro, da leitura, da escrita e da expressão, o Agosto das Letras trará, às 18h desta quinta, o minicurso “Contação de História”, ministrado por Aline Alencar através do ‘Programa Cultura PB na Web’. Aline é criadora da Companhia Forrobodó de Teatro e realizadora, na Paraíba, do “Castelo de Histórias”, que promove projetos de Literatura, contação de histórias, apresentações de teatro, música e oficinas artísticas. A atividade tem levado alegria às crianças e famílias em diversos lugares, através de uma forma lúdica e sutil de fazer teatro.

O workshop de Contação de Histórias é uma oportunidade de aprendizado para as pessoas que trabalham na mediação de leitura e para o público em geral, que tenha interesse no tema. “Proporcionar esse momento de aperfeiçoamento também faz parte de um dos objetivos do ‘Agosto das Letras’, conhecendo e desenvolvendo novas técnicas e habilidades”, disse Cybelle Macedo.

Na sequência, às 19h, está programado o lançamento do livro “Os últimos melhores dias da minha vida” (Ed. Record), de autoria do jornalista Gilberto Dimenstein e sua esposa, a também jornalista Anna Penido. De acordo com Anna, o livro foi a forma encontrada para perpetuar a história dos dois, em especial a de Gilberto, que lutava contra um câncer enquanto relatava seus momentos. As memórias acabaram se transformando em uma história de amor e um documento sobre os últimos dias de vida, “os mais especiais que compartilharam”, segundo a autora.

Gilberto Dimenstein foi jornalista premiado e escreveu na Folha por 28 anos. Também passou pela CBN, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Brasiliense, Última Hora, Veja e Revista Visão, antes de se dedicar ao jornalismo de causas sociais. Faleceu em 29 de maio de 2020. Anna Penido é jornalista, educadora e escritora.

Às 19h30, será a vez do lançamento coletivo dos livros “Carta à Rainha Louca” (Alfaguara), de Maria Valéria Rezende; “Como fazer parte de uma geração vencedora” (MVC/Forma), de Catherine Pacheco; “Iluminuras e outros poemas” (A União), de Jurandy Moura; e da revista comemorativa “José Lins do Rego: 120 anos” (A União).

“Carta à Rainha Louca” é um romance “sem par na literatura contemporânea”, que mescla linguagem histórica e crítica atual, no qual mulheres mostram sua força frente às mais impensáveis repressões. Sua autora, Maria Valéria Rezende, nasceu em São Paulo, mas vive na Paraíba desde 1976. É formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia, é mestre em Sociologia, educadora popular e tradutora. Escreve ficção, poesia, é ativista e participa do Movimento Mulherio das Letras, em João Pessoa (PB).

O livro “Como fazer parte de uma geração vencedora”, foi escrito por Catherine Pacheco, uma ‘paraibana e francesa’ de apenas 16 anos de idade, que indica as chaves do sucesso de acordo com sua visão jovem e apaixonada pela leitura. Ela baseia sua obra na importância da leitura para a formação do indivíduo e em sua opinião para o desenvolvimento dos jovens.

“Iluminuras e outros poemas” é uma publicação da editora A União que resgata a história da produção cultural paraibana através da poesia de Jurandy Moura, jornalista, poeta e cineasta paraibano, natural de Taperoá, que faleceu em 1980. Além deste livro, A União também está lançando, por ocasião do Ano Cultural Zé Lins, a revista “José Lins do Rego: 120 anos”.

Durante os seis dias de evento, o ‘Agosto das Letras 2021’ tem ofertado gratuitamente uma programação diversificada nas áreas da leitura, cultura e arte, aberta ao público em geral.

SERVIÇO:

Agosto das Letras
19/08/2021 – Quinta-feira

18h – Workshop de CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (com Aline Alencar)
Programa Cultura PB na WEB
19h – LANÇAMENTO DE LIVRO: “Os últimos melhores dias da minha vida” (Gilberto Dimenstein e Anna Penido)
19h30 – LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS:
“Os últimos melhores dias da minha vida” (Gilberto Dimenstein e Anna Penido)
“Carta à Rainha Louca” (Maria Valéria Rezende)
“Como fazer parte de uma geração vencedora” (Catherine Pacheco)
“Iluminuras e outros poemas” (Jurandy Moura)
“Revista José Lins do Rego: 120 anos” (A União)

Foto: Reprodução Google.