Caravana do Cuidar registra mais de mil atendimentos no Parque Solon de Lucena e segue para o Alto do Mateus nesta sexta

Celebrando o aniversário de 436 anos de João Pessoa, a Prefeitura Municipal levou a Caravana do Cuidar para o Centro da cidade, nesta quinta-feira (5). A estrutura do projeto itinerante foi montada no Parque Solon de Lucena. Por lá, foram registrados 1.058 atendimentos nos serviços de assistência social, empregabilidade, saúde e direitos do consumidor. Nesta sexta-feira (6), o projeto estará na Praça das Mangueiras, no bairro Alto do Mateus, a partir das 8h.

Vinte pessoas aproveitaram a Caravana desta quinta para efetuar o cadastro no CadÚnico. Entre elas, estava Jacicleide Figueiredo. Desempregada desde o nascimento da filha, há quatro anos, ela comemorou a facilidade do cadastramento. “Meu marido é taxista e foi diretamente atingido pela pandemia. Nossa renda está muito baixa. Estou feliz com o fácil acesso ao serviço aqui na Lagoa, e na expectativa para a chegada dessa renda a mais, que virá num momento de muita necessidade”, disse.

Já John Everton, de 18 anos, foi um dos 11 adolescentes e jovens que se inscreveram no banco de talentos do Acessuas Trabalho. Ele, que nunca teve uma experiência profissional com carteira assinada, está em busca do primeiro emprego, por meio da política do Jovem Aprendiz. E a oportunidade apareceu bem mais rápida do que ele poderia imaginar.

“Fiz meu cadastro, comprovei que eu tenho o Ensino Médio completo e experiência em informática básica. Na mesma hora, a equipe que me atendeu já fez um encaminhamento para eu participar de uma seleção em uma construtora, nesta sexta. Fiquei muito feliz e na torcida para que dê certo”, comemorou.

Corte – Entre os serviços oferecidos no Parque Solon de Lucena, a Caravana do Cuidar contou com uma novidade: corte de cabelo. A iniciativa partiu do professor de beleza Beto Falcão. Ele ministra cursos para barbeiros em uma instituição de ensino e sempre busca aliar o aprendizado em sala de aula a ações sociais.

“Trouxe para cá uma equipe de nove alunos, que estão em fase de conclusão de curso e já habilitados para cortar cabelo. Aqui, eles aproveitam para treinar a habilidade e, em especial, servir à população. Participar desse evento está sendo uma experiência maravilhosa”, disse. Ao todo, 53 pessoas aproveitaram a oportunidade para cortar o cabelo.

Balanço – Do total de atendimentos realizados nesta quinta, a Caravana do Cuidar registrou 41 atualizações de cadastro no Bolsa Família; 70 inscrições no Sine-JP; 34 procedimentos odontológicos; 11 atendimentos no Procon-JP; 264 testes rápidos de hepatite e outros 40, de Covid-19; 145 aferições de pressão arterial e 115, de glicemia; 12 atendimentos médicos; 128 orientações de higiene; e 105 procedimentos de auriculoterapia.

A ação ainda contou com a animação do Palhaço Pipi e de Ingrid Chic, e apresentações do músico Vital Alves, da bateria da escola Império do Samba e do grupo Blackout. “O evento cumpriu com seu papel principal, que é cuidar da nossa gente, e ainda promoveu um momento bastante especial com atrações culturais, que deram um clima festivo para marcar o aniversário da nossa cidade”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha.

Próxima parada – Nesta sexta-feira (6), a Caravana do Cuidar aporta no Alto do Mateus, com toda a sua roda de serviços. O projeto será montado na praça das Mangueiras, prestando atendimentos aos moradores da região das 8h às 13h. Para usufruir da programação, basta apresentar a documentação pessoal.

Além da Sedhuc, a Caravana conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Foto: Dayse Euzébio.