Procon de João Pessoa soma mais de 1.400 atendimentos virtuais em uma semana

O ‘Procon-JP Negocia’, programa destinado aos superendividados e que prevê a negociação dos débitos em uma mesa de diálogo entre consumidor e credor, soma 1.437 atendimentos em apenas uma semana. O primeiro contato do consumidor é feito de forma virtual através do whatsapp: (83) 98665-0179 (Procon na sua mão), com o programa ‘Fazendo Parte’, de forma definitiva, do rol de serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

O consumidor quando procura o atendimento no ‘Procon-JP Negocia’ passa por uma triagem que verifica se ele se enquadra nos requisitos legais do superendividamento. “Quem for considerado superendividado, será agendado para um atendimento presencial na sede do Procon-JP, na Av. Dom Pedro I, 473, Centro, para a apresentação da documentação necessária à abertura de um procedimento administrativo, quando será agendada uma mesa de negociação com a presença dos credores, com o Procon-JP intermediando um acordo’, informa o secretário Rougger Guerra.

O superendividado é aquela pessoa que contraiu dívidas e não tem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou da sua família. “Normalmente, são aquelas pessoas que fazem gastos impulsivos ou mesmo imprevidentes, mas que não agiram com má fé. Também se enquadram aqueles que estão com débitos devido a fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, necessidade emergencial de empréstimo, redução salarial, entre outros”, complementa o titular do Procon-JP.

Atendimento para todos – Do total dos consumidores que procuram o ‘Procon-JP Negocia’, dezenas estão em situação de superendividamento e já foram agendados para realizarem a entrega da documentação na sede da Secretaria. Quem não se enquadra como superendividado é encaminhado para atendimento no SAC visando a abertura de reclamação (cerca de 60%) ou outros setores da Secretaria que contemplem suas necessidades.

Segundo explica Rougger Guerra, há também uma grande procura pela consulta ao Serasa e de consumidores que não residem em João Pessoa. “No caso desses últimos, orientamos que procurem o procon de sua cidade. Quem procurar o ‘Procon-JP Negocia’ sempre terá uma resposta ou um encaminhamento do seu problema”, concluiu.

Atendimentos do ‘Procon-JP Negocia’
Whatsapp: (83) 98665-0179.

Foto: Niaranjan do Ó.