Prefeitura de Cabedelo promove Tardezinha Literária com contação de história infantil

Levar conhecimento e experiências culturais através do mundo mágico da literatura. Esse é o objetivo do projeto Tardezinha Literária, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabedelo. Nessa terça-feira (27), o programa realizou mais uma edição online, compartilhando vivências lúdicas através da contação da história “A maior flor do mundo”.

O Tardezinha foi implementado em 2018 e faz parte do Projeto de Práticas e Vivências Culturais do Programa Biblioteca Para Todos, da Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe. A iniciativa propõe desenvolver nas crianças e nos adolescentes a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem.

A inciativa foi idealizada para ser realizada quinzenalmente, sempre no horário do entardecer, nas praças do município, com o objetivo de possibilitar às crianças, jovens e adultos da cidade o gosto pela leitura e pela linguagem literária. Fortalecendo, assim, o papel de formação e inclusão social da Biblioteca com toda a comunidade. No entanto, com a pandemia de Covid, o Tardezinha vem sendo promovido de forma hibrida no Casarão do Padre Espaço Criativo, e será sempre transmitido pelo instagram oficial da Secult (@secultcabedelo).

“As histórias são capazes de comover e deixar o ouvinte surpreendido pela maneira como é contada. O contador, através da sua contação, gera na imaginação de quem ouve imagens que ajudam a instigar as sensações e passa a ativar sentidos como, tato, paladar, visão, olfato e audição. É ouvindo histórias que nos damos o poder de sentir importantes emoções, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação. Diante disso, o Projeto de Contação de história propõe disseminar a magia das histórias da literatura infantil, juvenil e seus derivados com ludicidade. Envolvendo e desenvolvendo o gosto, o prazer e o encantamento dos ouvintes pelo mundo mágico da leitura através do ato de contar histórias”, explica o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Biblioteca para todos -Dividido em quatro Etapas, o Programa Biblioteca para todos propõe o planejamento e o desenvolvimento de ações para a restruturação e reabertura da Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe e a implementação de um formato mais dinâmico e interativo deste equipamento.

O princípio norteador do programa é a implementação de uma Sala de vivências na Biblioteca Municipal, a criação de uma cartilha lúdica pedagógica e o desenvolvimento de projetos e ações de práticas e vivências culturais como diretrizes norteadoras para a popularização do equipamento e para a inclusão social no município de Cabedelo.

A Sala de vivências será utilizada para a realização de Práticas e vivências culturais e disposição do acervo literário infantil da Biblioteca. A sala recebe o nome de Tia Beta, em homenagem a Professora e Contadora de História Elizabeth Ferreira da Silva.

A atividade lúdica é uma prática social constante de grande valor na formação do indivíduo. O brincar, as brincadeiras e os jogos fazem parte do cotidiano infantil, e precisam ser valorizados e trabalhados nas bibliotecas.

A proposta de criação da cartilha lúdica pedagógica tem como objetivo proporcionar um desenvolvimento sadio e harmonioso, sendo uma tendência instintiva da criança. Ao brincar, a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza a cultura popular, desenvolve habilidades motoras, exercita a imaginação e a criatividade, aprimora a inteligência emocional, aumenta a integração, promovendo, assim, o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social.

Foto: Reprodução Google.