Para compartilhar suas experiências de atendimento na instituição, 12 clientes foram convidados

Com o objetivo de ouvir a comunidade usuária direta ou indiretamente de algum serviço do Hospital Nossa Senhora das Neves, o setor de Experiência do Paciente promoveu na última terça-feira (22) o primeiro Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares. Um encontro virtual com cerca de 12 clientes convidados para contar as suas experiências de atendimento na instituição.

O tema central do conselho foi entender o motivo pelo qual as pessoas buscaram o HNSN como solução de saúde. Durante uma conversa transparente de aproximadamente uma hora de duração, pacientes, familiares e gestores do grupo apontaram pontos positivos e de melhorias no atendimento 24 horas do hospital. “Esse espaço é uma grande oportunidade de brainstorm com pontos de reflexão, acompanhando cada caso individualmente e entendendo o que é valor para quem é usuário do hospital do Grupo Neves”, disse a gestora de Experiência do Paciente, Vanessa Brito.

O superintendente do grupo, Luis Renato Liveri, afirmou na abertura do encontro que a formação desse comitê é uma oportunidade para assumir que a instituição não é perfeita, possui defeitos, mas ao reconhecê-los é necessário corrigi-los rápido. Logo depois, o diretor assistencial de governança, André Gomes, considerou essa oportunidade de feedback como um presente. “Estou bem próximo da assistência, no contato da rotina do acompanhante e paciente. Ouvir as pessoas é um momento de aprender e escutar de quem é tão importante para o nosso trabalho, disse.

Um dos pacientes convidados para a reunião virtual trouxe uma reflexão sobre a falta de transparência recorrente na área hospitalar. “Eu tenho visto hospitais como caixas pretas, mas quando enxergo um hospital abrir as suas portas para dialogar abertamente é uma alegria. Participar desse projeto me deixa muito feliz”, disse o convidado.

A médica Daniela Pagliari, que é diretora de gente, gestão, qualidade e transformação do Grupo Neves, agradeceu a todos pelo voluntariado em participar e pela construção de ideias através de pontos de vista distintos. A gestora de Experiência do Paciente, Vanessa Brito, finalizou o conselho afirmando que esse processo de escuta da comunidade é uma construção que vai impactar diretamente de forma positiva no direcionamento de atendimento, fluxos e rotinas do HNSN.