Mais de 5,3 mil mulheres já realizaram mamografia este ano e Prefeitura alerta para prevenção

A Prefeitura de João Pessoa alerta que a prevenção contra o câncer de mama, o que mais atinge as mulheres no mundo, deve ser permanente e a maneira mais eficaz de diagnosticar e acompanhar a evolução da doença, é através da mamografia. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem executando o Plano de Rastreamento Mamográfico, no qual as mulheres podem fazer o exame no mês do aniversário.

Até o dia 31 de maio foram realizadas 5.370 mamografias e o objetivo é ampliar este número. “Mesmo em um contexto de pandemia não se pode menosprezar as outras doenças. As mulheres não podem depender apenas do autodiagnóstico. É preciso fazer a mamografia todo ano, pois o exame permite o diagnóstico precoce do câncer de mama e muda a trajetória da doença, ampliando a possibilidade de cura”, alertou a mastologista Joana Barros, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

A médica ainda explicou que o Plano de Rastreamento Mamográfico organiza a ‘fila’ do exame e ao vincular ao mês de aniversário serve também como forma de lembrar às mulheres da necessidade de fazer o procedimento anualmente.

Como agendar a mamografia – Para ter acesso ao serviço, primeiramente, a mulher deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima. Após ser atendida por um médico ou enfermeira, o profissional preencherá uma requisição para o exame, que pode ser levada pela própria paciente, juntamente com documentos necessários (RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência atualizado) ao local onde o exame será agendado.

Atualmente, a mamografia está sendo realizada gratuitamente nos hospitais Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).

Foto: Dayse Euzébio.