O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, recebeu, nesta segunda-feira (14), a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O gestor foi acompanhado da primeira-dama Daniela Ronconi, que também recebeu a dose imunizante.

Os dois foram vacinados com o imunizante da Pfizer/BioNTech no Cabedelo Clube, um dos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Cabedelo. Ambos fazem parte do grupo por idade, sem comorbidades.

O prefeito fez questão de destacar a alegria por estar recebendo a vacina, e também a importância desse ato.

“Estou muito feliz, pois esperei meu momento e, graças a Deus, tomei a vacina ao lado da minha esposa. Cabedelo já é uma das cidades que mais vacina na Paraíba. A gente espera que comece a chegar uma demanda ainda maior de vacinas, para que, em breve, possamos vacinar todo o nosso povo”, disse.

Vitor também ressaltou a organização e a celeridade da Campanha de Vacinação contra a Covid em Cabedelo, e aproveitou para fazer um chamamento à população.

“O processo aqui é ordeiro, organizado, não tem filas, não tem aglomerações e os profissionais são muito bons e qualificados. Quem tiver com receio ainda, pode confiar: compareça e venha tomar sua vacina, pois ela salva vidas!” complementou.

A primeira-dama Daniela Ronconi também falou sobre a emoção de receber a 1ª dose e reforçou a importância da vacina para salvar vidas.

“Esse momento foi muito emocionante, pois veio depois de muita expectativa, ansiedade e medo em ver tantas pessoas queridas que já partiram por causa dessa doença maldita. Temos o sentimento de agradecimento a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença. Hoje, estamos conseguindo dar um passo com direção à liberdade. A vacinação é segura, é necessária, não baixem a guarda, ela salva vidas. E aqui em Cabedelo não tem aglomeração, não precisa vir assim que abre o horário, pois o processo tem sido muito ágil e tranquilo”, pontuou.

Campanha – A campanha de imunização contra a Covid-19 segue avançando em Cabedelo. Atualmente, estão recebendo a vacina pessoas acima de 47 anos sem comorbidades.

O Secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna, resumiu como está sendo a campanha na cidade e a expectativa sobre diminuir, cada vez mais, a faixa etária apta a receber as doses.

“A campanha tem sido desenvolvida de forma bem organizada, a gente percebe que, ao contrário de outros municípios, aqui não tem acontecido aglomeração, filas enormes. Sempre que anunciamos uma faixa, temos os cálculos precisos, se a quantidade de vacina vai atender aquela faixa. Então a gente não teve problema de falta de vacina em relação à primeira dose. Além disso, nossa equipe é treinada e preparada para receber e manusear qualquer imunizante que vier. E sobre a celeridade do processo, a gente recebe questionamentos sobre o porquê não baixar logo a idade, porém são feitos vários cálculos em cima da população para atendermos as faixas correspondentes. Como já aplicamos em vários grupos prioritários, a tendência agora é dar uma acelerada nas próximas faixas”, destacou.

Além das pessoas a partir de 47 anos sem comorbidades, seguem sendo imunizados os seguintes grupos:

Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos;
Professores dos Ensinos Infantil, Fundamental I e II, Médio, Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Superior que atuam no município;
Pessoas a partir de 18 anos com deficiência permanente;
Pessoas com Síndrome de Down e TEA;
Pessoas em Situação de Rua;
Profissionais da Saúde que atuam no município.

Documentação– Para ter acesso à imunização, é necessário levar Identidade com Foto, CPF e Cartão do SUS ou comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada.

Para os portadores de comorbidades, ainda é preciso levar original e cópia de laudo médico e receita atualizados que comprovem a doença.

Para os profissionais da saúde, além dos documentos de identidade, é necessário apresentar a carteira do Conselho e comprovação de que atua em algum serviço de saúde.

A imunização das pessoas em situação de rua acontece no Centro Pop e na Casa de Passagem.

Para os profissionais da educação, é exigida a apresentação de contracheque atual e declaração da escola, contendo função e especificando ser dos respectivos níveis de ensino.