Instituto Cândida Vargas realiza teste de Covid-19 em acompanhantes das gestantes

Visando garantir a segurança dos pacientes e trabalhadores do Instituto Cândida Vargas (ICV), o Laboratório de Epidemiologia da unidade tem realizado testes rápidos nos acompanhantes das gestantes. Dos 500 testados, em 20 dias, sete (1,4%) foram impossibilitados de acompanhar a gestante, pois estavam reagentes ao vírus.

“Considerando o cenário epidemiológico do novo Coronavírus, o ICV vem atuando no sentido de cumprir todas as diretrizes e normas técnica para garantir uma assistência segura e manter a integridade física de todas as gestantes assistidas no nosso serviço, promovendo o controle rigoroso para evitarmos casos intra-hospitalar de infecção pelo SARS-CoV-2”, disse Delza Pereira Andrade, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do ICV.

O objetivo do Instituto é testar todos os acompanhantes das gestantes internas no ICV para o diagnóstico e adoção de medidas de controle, por meio dos testes rápidos sorológico IgM e IgG para SARS-COV-2. Todo o controle de uso dos testes e notificação no E-SUS dos casos positivos é feito pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

​A coordenadora explicou o procedimento aplicado aos acompanhantes assim que chegam à unidade. “Essa pessoa é escolhida pela gestante e passa por uma triagem, com a enfermagem. O acompanhante não deverá apresentar sintomas gripais, nem ser contactante de caso confirmado do vírus. Caso o acompanhante se enquadre nesses critérios, ele será encaminhado ao laboratório para a realização do teste rápido sorológico”, detalhou Delza Pereira Andrade.

​Diante do resultado positivo para IGM (reagente ao vírus), o acompanhante será impossibilitado de acompanhar a gestante e solicitado a sua substituição. Diante do resultado negativo para IgM/IgG ou positivo para IGG (reagente negativo ao vírus) e negativo para IGM, o acompanhante será encaminhado ao serviço social para receber as orientações para acompanhar a gestante.

Cuidados importantes – “Lembramos que os acompanhantes deverão seguir as normas de higienização das mãos, mantendo o distanciamento adequado e uso de máscara”, destacou a coordenadora.

Testes nas gestantes – Desde o dia 18 de março, às gestantes do ICV estão sendo testadas para a Covi-19. Deste esse período até o dia 21 de maio, 312 casos foram notificados, sendo 62 confirmados, 250 descartados e um óbito.

Foto: Dayse Euzébio.