Secretária de Educação recebe representantes da capoeira e discute implantação nas escolas da rede

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, recebeu em seu gabinete representantes do ‘Coletivo dos Capoeiristas da Grande João Pessoa’ (CCGJP), além do vereador Junio Leandro, com o objetivo de discutir a implantação do projeto de capoeira nas escolas da Rede Municipal.

“Estamos assumindo um compromisso que foi firmado pelo prefeito Cícero Lucena. Tivemos essa primeira conversa e agora nós vamos sentar e chamar os demais grupos de capoeira existentes em João Pessoa para que juntos possamos fazer um trabalho unificado e implantar esse projeto tão importante nas nossas escolas”, disse América Castro.

O projeto visa atender cerca de mil alunos do Ensino Fundamental I e II de 20 escolas da rede. A equipe será formada por um coordenador geral, um supervisor e 20 professores de capoeira, todos filiados ao Coletivo.

“Nós queremos inserir a capoeira de forma integrada à proposta pedagógica das escolas, contribuindo para a construção de conhecimento, valores e atitudes, de forma lúdica e interdisciplinar. Trabalhar também a capoeira como arte, dança, defesa pessoal, lazer, entre outros aspectos”, explicou o presidente do CCGJP, Daniel Paulo Santos de Lima Castro.

O ‘Capoeira nas Escolas’ também visa promover circuitos de rodas, palestras e apresentações no mês da Consciência Negra nas unidades de ensino, além de realizar a 1ª Mostra do Projeto Capoeira nas escolas como culminância do projeto.

O projeto foi apresentado à Câmara Municipal de João Pessoa em 13 de junho de 2019, tendo sido aprovado à Indicação de lei, de autoria do então vereador João Almeida, nº 278/2019.

Foto: Reprodução Google.