Justiça arquiva investigação contra Felipe Neto por chamar Bolsonaro de genocida

A 38ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu pelo arquivamento da investigação contra o youtuber e empresário Felipe Neto por chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”.

Segundo o msn, a decisão é da juíza Gisele Guida de Faria e atende pedido movido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No entendimento de Gisele, o inquérito será arquivado por se tratar de uma acusação ilegal contra o youtuber. A defesa de Felipe Neto já havia alcançado a suspensão do inquérito em caráter liminar.

O inquérito será arquivado diante do entendimento de que ele é ilegal. A magistrada destacou que não é papel do delegado da Polícia Civil do Rio, Pablo Dacosta Sartori, ser responsável pelo caso, e nem do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, de solicitar abertura do inquérito.

“(…) Não se vislumbra a necessária motivação e objetivos políticos, destinados a vulnerar as instituições e o próprio Estado, no fato de o paciente, um conhecido influenciador digital, ter adjetivado o Presidente da República de ´genocida´, ao manifestar sua indignação com as milhares de mortes decorrentes da Covid-19 no Brasil e seu profundo descontentamento com a forma com que o Chefe do Executivo Federal vem tratando as questões relativas à pandemia”, argumentou a juíza. A informação é do O Globo.

O influenciador digital chamou o presidente de “genocida” em crítica à sua gestão da pandemia de covid-19. Em 15 de maço deste ano, o influenciador foi intimado pelo delegado Felipe Sartori, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

Depois que o empresário foi intimado a depor, ele criou uma frente de advogados para defender gratuitamente todos aqueles que forem processados por criticar o presidente Bolsonaro.

Foto: Reprodução Google.