Prefeitura de Cabedelo inaugura Restaurante Popular na cidade com refeições a R$ 1

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), inaugurou, nesta sexta-feira (30), o 1º Restaurante Popular da cidade, que homenageia Maria da Paz Campos Rezende, conhecida como Dona Paizinha.

Localizado à rua José Maria Alves Pereira, n° 102, Oceania VI (próximo à principal do bairro do Jacaré), o equipamento tem capacidade para atender, inicialmente, cerca de 350 pessoas, com almoço no valor de R$ 1. O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 10h30 às 14h. O acesso será por demanda espontânea.

Para evitar aglomerações nesse período de pandemia, o Restaurante começou o atendimento apenas com a venda de quentinhas (composta por almoço, sobremesa e suco) sem abrir o espaço para realizar a refeição. Após liberação das autoridades sanitárias, as pessoas beneficiadas poderão fazer suas refeições em um sistema de self-service no próprio restaurante.

A inauguração contou a presença do prefeito Vitor Hugo; da primeira-dama, Daniela Ronconi; do vice-prefeito Mersinho Lucena, e sua esposa, Camila Holanda; de secretários de diversas pastas municipais; além de membros da família de Dona Paizinha e representantes do Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal.

“A inauguração desse restaurante é um grande sonho que estou realizando hoje. Entregando à comunidade do Jacaré um equipamento que vai ajudar, e muito, a matar a fome de quem mais precisa. Ele é o 1º de outros que vamos inaugurar por toda a cidade, levando segurança alimentar para todos. Inicialmente, irá ofertar 350 quentinhas, más já queremos expandir esse número para 500 refeições daqui a um mês”, destacou o prefeito Vítor Hugo.

O cardápio do Restaurante é elaborado por uma equipe de profissionais capacitados, incluindo nutricionistas e cozinheiros, e prioriza refeições completas e ricas em nutrientes. Diariamente, serão vendidas quentinhas compostas por arroz, feijão, salada e um tipo de proteína, acompanhadas por sucos e sobremesa.

“Hoje o prefeito Vítor Hugo realiza um sonho da população com a inauguração do Restaurante Popular, que irá beneficiar em especial a população mais carente, com alimentação saudável e de alto valor nutricional a baixíssimo custo. Com esse novo instrumento, tenta-se conceder à população carente uma fonte mais segura de alimentação, situação notadamente especial quando nos deparamos com as dificuldades diárias na aquisição de alimentos pela população”, pontuou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

Para quem garantiu o almoço logo na inauguração, ficou a satisfação em comer bem e barato.

“Achei muito bom esse restaurante. Vai garantir pra gente, pelo menos, uma refeição boa, completa. Ajuda muito nesses tempos difíceis”, disse a dona de casa, Alba Silva.

“Muito bom isso aqui. Comida boa, barata. Uma ação muito positiva para o bairro e a para a cidade. Para quem precisa, sabe o quanto esse restaurante será importante”, completou o pedreiro Josias Lima.

Dona Paizinha – Maria da Paz Campos Rezende, conhecida como Dona Paizinha, faleceu no início deste ano. Mãe do ex-prefeito de Cabedelo Edézio Rezende (Dedo), Dona Paizinha tinha 90 anos e dedicou parte de sua vida a atividades sociais nas comunidades carentes de nosso município, à frente da Casa Espírita Assistencial Mensageiros da Paz.

Durante a inauguração do Restaurante que leva seu nome, o prefeito Vitor Hugo e a primeira-dama, Daniela Ronconi, receberam um quadro com uma foto de Dona Paizinha, que ficará afixado na parede do local. Além disso, todos fizeram questão de enaltecer a biografia e o trabalho de Dona Paizinha com as comunidades carentes de Cabedelo.

“Queria muito agradecer aos Poderes Executivo e Legislativo por essa homenagem à minha mãe. Tenho certeza que ela se sente muito honrada e feliz por essa lembrança, onde quer que esteja. Foram 40 anos dedicados ao trabalho social, a ajudar quem mais precisa, distribuindo sopas nas comunidades mais carentes. Muito justa e honrosa essa homenagem”, disse o filho de Dona Paizinha, Dedo Rezende.

Foto: Reprodução Google.