Número de refeições distribuídas pelo Ruartes aumenta mais de 44% em abril

O número de refeições fornecidas diariamente pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que atende às pessoas em situação rua, aumentou 44,4% no mês de abril em relação aos três meses anteriores.

Segundo a coordenadora do Ruartes, Maria do Amparo Santos, nos meses de janeiro, fevereiro e março foram distribuídos 180 almoços por dia em diversos bairros da Capital. Agora, em abril, este número subiu para 260 refeições.

“O aumento na quantidade de refeições foi necessário porque o número de famílias nos semáforos cresceu. Além disso, com o fechamento de alguns locais e serviços, as pessoas ficaram sem onde pedir comida e migraram para os locais onde as vans do Ruartes fazem o trajeto”, disse Maria do Amparo.

Este ano, o Rurtes já realizou 358 atendimentos/abordagens. Com a pandemia do Coronavírus, o Serviço passou a incluir a distribuição de refeições como almoço e jantar, além de kits de higiene, em parceria com o Centro POP, e orientações sobre a correta lavagem das mãos, para ajudar na retomada da convivência familiar, assim como apoio para saída das pessoas em situação de rua desta condição.

O Ruartes – O Serviço Especializado de Abordagem oferece a possibilidade de acolhimento em instituições da rede assistencial; auxilia na retirada de Certidão de Nascimento, solicitação do Cartão do SUS e a reintegração à família.

As equipes do serviço também fazem encaminhamentos para acompanhamento e atendimento nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), bem como para Serviços de saúde e o Consultório na Rua.

O Ruartes funciona diariamente das 8h às 20h de forma presencial com busca ativa e através do telefone 3214-3709. Aos sábados e domingos a equipe fica de sobreaviso.

Foto: Reprodução Google.