O Prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, participou, na tarde desta quinta-feira (22), de uma audiência pública remota da Assembleia Legislativa da Paraíba, para solucionar os problemas de poluição do Rio Jaguaribe, que deságua na praia de Intermares.

Na ocasião, o chefe do Executivo cabedelense apresentou duas propostas que podem resolver de vez a problemática que há anos polui o meio ambiente da Região.

Uma delas seria um esforço conjunto entre o Governo do Estado, que construiria 800 moradias populares para a retirada dos ribeirinhos; a Prefeitura de João Pessoa, que doaria o terreno para a construção; e a Prefeitura de Cabedelo, que realizaria toda a urbanização da margem do Rio no trecho João Pessoa-Cabedelo.

Outra proposta apresentada pelo
Prefeito inclui a Cagepa, que faria uma intervenção com a instalação de tubulações de captação de esgotos às margens do Rio Jaguaribe, com o intuito de acabar com as ligações clandestinas.

“É um problema de anos que precisa ser resolvido urgentemente, necessitamos de uma união entre os poderes para acharmos uma saída que não deixe os Ribeirinhos sem moradia. Essa é uma causa humanitária, além de ambiental. Sofrem as pessoas, os animais e todo o ecossistema da Região”, disse o Prefeito Vitor Hugo.

A poluição é causada pelas péssimas condições de infraestrutura das moradias às margens do fluente. Com as chuvas, o volume do rio aumenta, invade as casas e obriga os moradores a abrirem um “caminho” para baixar o nível das águas, fazendo com que sejam desaguadas na praia de Intermares trazendo a poluição para o mar.

O encontro, que foi idealizado pelo Deputado Taciano Diniz, teve a participação, além do prefeito Vitor Hugo, do secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga; do diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município de João Pessoa, Anderson Fontes; do chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Jocélio Araújo; do representante da Reitoria da UEPB, professora Weruska Brasileiro; e dos deputados Jeová Campos e Buba Germano.