Prefeito lança edital do programa Apoio Universitário, que vai beneficiar estudantes com suporte financeiro e internet

Um total de 200 estudantes de ensino superior da Capital poderá receber apoio financeiro para viabilizar sua graduação. Isso será possível por meio do programa Apoio Universitário, cujo edital foi lançado na tarde desta segunda-feira (19) pelo prefeito Cícero Lucena. A iniciativa da Prefeitura de João Pessoa contempla estudantes do ensino superior em situação de vulnerabilidade social. Na ocasião, o gestor ainda anunciou a oferta extra de internet para os contemplados.

“Esse é um programa muito importante, pois mesmo não sendo responsabilidade direta do poder Municipal, permite nossa contribuição com a formação superior. Sabemos a importância desse valor para os estudantes e queremos que eles tenham a chance de estudar e conquiste oportunidades na vida”, declarou o gestor, que foi acompanhado pela primeira dama Lauremilia Lucena.

Durante sua fala, Cícero ainda garantiu a oferta de internet para os estudantes contemplados. “Estamos desenvolvendo um programa de tecnologia para a Rede Municipal de Ensino que inclui chip de internet para os estudantes. Decidimos também fornecer este instrumento para todos os contemplados, reduzindo este gasto e apostando assim na educação como caminho para uma sociedade mais justa”, afirmou.

Prazo – Os estudantes interessados poderão fazer suas inscrições de 21 de abril a 21 de maio em formulário disponível no site da Prefeitura. Para concorrer será preciso estar matriculado em uma instituição de ensino superior pública ou privada, ter o NIS atualizado, possuir cadastro no CadÚnico e estar cursando sua primeira graduação. Para se inscrever, os candidatos precisarão apresentar RG, CPF, comprovante de residência atual, carteira de reservista para candidatos do sexo masculino, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de renda do candidato ou da família.

Os selecionados vão receber bolsa permanente até o final do curso no valor de R$ 366,66 para aqueles que não são beneficiários do Bolsa Família e R$ 183,33 para quem estiver incluído no programa do Governo Federal. Outras informações podem ser verificadas no edital, disponível no link https://bit.ly/3x3dijS.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que a bolsa dá condições a pessoas vulnerável para estudar. “É muito gratificante poder participar da melhoria da vida das pessoas”, afirmou. O secretário municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), Felipe Leitão, destacou o interesse da gestão na abertura das vagas. “Quando cuidamos bem da educação, estamos cuidando do futuro do nosso país. Por isso é uma felicidade lançar este edital”, afirmou.

Brunno Richardson estuda Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já é bolsista do programa. “Esse apoio tem grande ajuda na minha vida acadêmica. Não tinha condições para xerox e outras despesas eventuais. Com a pandemia, o auxílio se mostrou ainda mais essencial, pois aumentaram os gastos com internet e energia”, explicou.

Foto: Sérgio Lucena.