A Unidade de Controle de Zoonoses de Cabedelo retoma, a partir do próximo dia 12, o processo de castração de felinos domiciliados. A solicitação deve ser feita através da Secretaria de Assistência Social (Semas).

A ação é fruto de uma determinação do prefeito Vítor Hugo, em atendimento ao Requerimento n° 130/2021, aprovado pela Câmara Municipal e de autoria do vereador Edvaldo Neto, que solicitou a realização do mutirão.

Terão prioridade para acesso à castração donos de felinos que estejam cadastrados em algum programa de transferências de renda do Governo, a exemplo do Bolsa Família, e que não possuam recursos para realizar o procedimento.

A Unidade de Controle de Zoonoses é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos, tais como: Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente como Calazar; Leptospirose; Doença de Chagas; Febre Maculosa; Raiva; Esporotricose; e Dengue.

Também é de responsabilidade da Zoonose a desinsetização das unidades públicas. A Unidade também trabalha com campanhas educativas de informações sobre as zoonoses em geral, além de disponibilizar vacinação contra raiva de forma gratuita em animais domiciliados de toda população.