Doação de alimentos pela Prefeitura de João Pessoa para instituições sociais ultrapassam 23 toneladas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) atingiu nesta quinta-feira (1º) a marca de 23,4 toneladas de alimentos distribuídos para instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. O número registra o acumulado de três dias da distribuição realizada pelo Banco Municipal de Alimentos. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Cícero Lucena voltou a acompanhar o trabalho. A ação integra o Plano de Proteção Social para minimizar os efeitos econômicos da pandemia na vida de quem mais precisa.

“Nossa gestão compreende as dificuldades que têm sido enfrentadas por parte da população desempregada ou com baixa renda e por isso tem feito um trabalho intenso buscando garantir que haja alimento na mesa. Hoje chegamos a 23 toneladas distribuídas e vamos nos esforçar para que possamos chegar a mais”, destacou o prefeito.

A entrega inclui raízes como a macaxeira, inhame e batata doce e frutos como o mamão, abacate, acerola, melancia, coco e leguminosas como feijão e milho. Os produtos são adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e doados ao Banco Municipal, que organiza sua distribuição.

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Felipe Leitão, parte da carga também será destinada à população atendida pelas Cozinhas Comunitárias. “Estes equipamentos vão estar fechados nos próximos dias devido à Semana Santa e por isso queremos garantir o alimento aos usuários atendidos regularmente”, explicou.

De janeiro a março deste ano já foram distribuídas 130 toneladas de alimentos.

A coordenadora do Banco de Alimentos, Luana Patrícia, explicou que as 42 instituições beneficiadas com as doações possuem registro junto aos conselhos municipais de Assistência Social, do Idoso ou da Criança e do Adolescente, como determina o Ministério da Cidadania.

Foto: Sérgio Lucena.