Butantan diz ter concluído envio de documentos de soro anticovid à Anvisa

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou nesta 4ª feira (24.mar.2021) que já foram enviadas todas as informações pedidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o soro contra a covid-19 desenvolvido pela instituição.

O pedido para o início dos testes clínicos, ou seja em seres humanos, foi feito em 5 de março. No dia 10, a Anvisa comunicou o Butantan que faltava um documento para a análise pela agência. Agora, Covas afirma que tudo o que foi pedido foi entregue e ele espera que até 6ª feira (26.mar) a autorização seja concedida.

“Nós já tivemos duas rodadas de exigências da Anvisa. Ontem, no final da tarde, nós completamos essa 2ª rodada. Então, neste momento, não temos nenhum documento pendente. E aguardamos a aprovação da Anvisa“, disse Covas à TV Globo.

A expectativa inicial era que a autorização para o estudo saísse ainda no início de março. O processo e o pedido de mais informações irritou o governador de São Paulo. Na 6ª feira (19.mar), João Doria (PSDB) afirmou que faltava “senso de urgência” à Anvisa e reclamou da burocracia da agência.

O Butantan afirma que já conta com 3.000 frascos prontos para o início dos testes. O objetivo é verificar qual é a dose necessária para que pessoas infectadas tenham uma diminuição dos sintomas da covid-19 e a recuperação possa ser acelerada.

Segundo o msn, o soro contra o coronavírus foi produzido em parceria com a USP (Universidade de São Paulo. Os estudos conduzidos pelo infectologista Esper Kallás e o médico José Medina mostraram, em animais, a diminuição da carga viral e da inflamação, além da preservação da estrutura pulmonar.

“O soro é uma vacina instantânea. É um concentrado de anticorpos, neste caso produzido em cavalos, que atua diretamente no vírus. Ele é para, logo que o indivíduo é infectado e começa apresentar sintomas, ser usado. Isso impede que a doença progrida“, afirmou Covas.

Foto: Sebastião Moreira.