O Tinder vai disponibilizar nos Estados Unidos uma nova ferramenta para verificar antecedentes criminais e históricos de abusos dos usuários da plataforma. A novidade foi anunciada pelo Match Group, empresa que também é dona dos apps Meetic e OkCupid, entre outros.
As informações serão fornecidas pela Garbo, uma rede de verificação de antecedentes fundada por mulheres, sem fins lucrativos. O serviço coleta registros públicos e relatórios de violência ou abuso, incluindo prisões, condenações, ordens de restrição, assédio e outros crimes violentos.
Acesso com “baixo custo”
Ainda não há informações sobre quanto custará o recurso, mas a Garbo informa atualmente que seus serviços são de “baixo custo”.
“Por muito tempo, mulheres e grupos marginalizados em todos os cantos do mundo enfrentaram muitas barreiras de recursos e segurança”, disse Tracey Breeden , Chefe de Segurança e Defesa Social do Match Group.
Segundo o G1, prisões relacionadas à posse de drogas e violações de trânsito ficam de fora da base de dados. “[Essas informações] têm um impacto desproporcional sobre os grupos marginalizados”, disse o Match Group, em comunicado.
Ainda sem data específica para entrar em funcionamento no Tinder, o serviço de consulta da Garbo também estará disponível nos outros apps do Match Goup. A empresa não divulgou a expansão do recurso para outros países, como o Brasil.
Foto: Mike Blake.