WhatsApp para de avisar se áudio foi escutado por destinatário; entenda

O WhatsApp não avisa mais se uma mensagem de voz foi escutada no aplicativo. Com isso, o símbolo de “microfone azul” não aparece para áudios enviados por usuários que desativaram a confirmação de leitura de mensagens — ou seja, a mudança afeta apenas quem não tem o “check azul” do WhatsApp. A novidade chegou nesta semana com a atualização do aplicativo para iPhone (iOS), na versão 2.21.40.13 disponível na App Store (como saber a versão do seu WhatsApp).

A mudança foi recebida com estranheza por internautas no Twitter, que lembraram a vez em que o aplicativo parou de mostrar os status “online” e “digitando” por causa de um erro — esta é, aliás, uma função muito aguardada por usuários do mensageiro. O WhatsApp não se pronunciou quando procurado pelo TechTudo para confirmar se o caso se trata de um bug ou é permanente.

Enquanto a confirmação de leitura de mensagens de texto aparece no símbolo de check, que passa de cinza para azul, os áudios do WhatsApp funcionam de maneira diferente. O comum é a mensagem de voz ser acompanhada por um ícone de microfone. O desenho fica azul quando o destinatário dá play no áudio. O microfone virou cinza com a atualização do WhatsApp, e permanece dessa cor mesmo que alguém toque a mensagem de voz.

Isso acontece apenas com o WhatsApp no iPhone. Em testes, o TechTudo confirmou que o bug não afeta a versão para desktop do mensageiro, em que ainda é possível conferir se deram play no áudio pelo microfone azul. Além disso, caso um usuário de Android envie áudio para alguém com iPhone e a confirmação de leitura desativada, ele não saberá se a mensagem de voz foi escutada.

Mesmo que não tenha sido confirmada, a mudança faz sentido porque conserta uma “brecha” do WhatsApp para usuários que tiraram o check azul. A confirmação de leitura costuma ser desativada para ter mais privacidade, porque então as pessoas não sabem se você visualizou a conversa. Em compensação, você também fica sem saber se suas mensagens foram lidas. Por sua vez, ainda tinha como saber se o destinatário deu play em algum áudio, porque o microfone verde ficava azul. Agora, o ícone permanece cinza tanto no celular quanto no PC.

Bug ou não, ele pode ser bem-recebido pelas pessoas que desejam ouvir áudios do WhatsApp sem que o remetente saiba. Antes, usuários precisavam encaminhar a mensagem de voz para si mesmos para dar play sem serem dedurados. Esse esforço não é mais necessário caso a pessoa tenha desativado a confirmação de leitura, ou esteja conversando com alguém que tirou o check azul.

A novidade do update foi flagrada pelo blog especializado WABetaInfo na segunda-feira (1º), que teorizou que se tratava de um bug por estar ausente na versão para Android.

Foto: Reprodução Google.