Suspeita de reinfecção por Covid-19 é investigada na PB após adolescente testar positivo para doença três vezes

Uma adolescente de 14 anos testou positivo para Covid-19 três vezes, na Paraíba. Os exames foram feitos em intervalos de tempo maiores do que 90 dias, entre um e outro. O Laboratório Central de Saúde do estado (Lacen-PB) apura se a suspeita se trata de um caso de reinfecção pelo coronavírus.

Segundo o Jornal da Paraíba, os três testes para detecção da doença foram realizados em laboratórios particulares de João Pessoa. Confira as datas de realização dos exames abaixo:

1º teste – 17 de junho de 2020

2º teste – 17 de novembro de 2020

3º teste – 26 de fevereiro de 2021

A diretora técnica do Lacen-PB, Dalane Loudal, disse que ainda não pode confirmar se o caso se trata de uma reinfecção, mas se encaixa como uma suspeita.

Ela também explicou que se os três resultados positivos foram causados por mais de uma variante do coronavírus, o caso deve se tratar de uma reinfecção.

Mas, se foram causados pela mesma variante, pode se tratar de um cenário de infecção prolongada. Nessa hipótese, a paciente continua com a doença por um tempo maior do que o normal, mas sem necessariamente, ter a capacidade de transmiti-la.

As amostras serão solicitadas aos laboratórios em que os testes foram realizados, para que seja feita uma investigação epidemiológica nelas.

Em caso de carga viral suficiente, elas serão enviadas para a Fio Cruz, no Rio de Janeiro, ou o Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde vão passar por um sequenciamento genético.

Foto: Reprodução Google.