Em derrota de Arthur Lira, PEC da ‘Impunidade’ é retirada de pauta na Câmara

Na sua primeira derrota expressiva, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não conseguiu a maioria para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da imunidade parlamentar. A proposta, elaborada em poucos dias para proteger deputados e senadores perante o Judiciário, agora irá ser analisada por comissão.

A votação já havia sido adiada na noite de ontem após lideranças concluírem que não havia garantia dos 308 votos necessários para alterar a Constituição. O presidente Arthur Lira e seus aliados articularam, desde então, para que a proposta ganhasse apoio e pudesse ser votada. Não tiveram sucesso.

Na tarde desta sexta-feira, apenas 302 deputados votaram para manter a proposta na pauta. A margem foi considerada pequena para votar a PEC, já que havia seis votos a menos que os 308 necessários para a aprovação. Para evitar a derrota, Lira decidiu adiar a votação.

Em seu discurso, Lira admitiu que não houve consenso entre os líderes. Disse que fica muito “triste” com o fato de a PEC ser apelidada de “PEC da Impunidade” e que deveria ser chamada de “PEC da Democracia”.

Crédito imagem: Dida Sampaio/ Estadão

News Paraíba com O Globo