A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu posse, nesta quinta-feira (25), aos 105 professores aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para os cargos da Educação Básica I e II.

A solenidade de nomeação de posse teve início na Secretaria de Educação (Seduc), com a posse simbólica de 05 docentes. Depois, foi realizado um ato coletivo, empossando os demais concursados através de videoconferência.

Estiveram presentes no evento o prefeito Vitor Hugo; o vice-prefeito Mersinho Lucena; e as secretárias de Administração e de Educação, Nilda Batista e Márcia Moreira.

Os professores irão começar a atuar já no dia 1º de março, quando terão início as aulas remotas da rede municipal de ensino. O último concurso público realizado pela Prefeitura de Cabedelo foi no ano de 2010.

“É com muita alegria e satisfação que damos posse e desejamos as boas-vindas aos novos concursados. Há 10 anos não se promovia um concurso em Cabedelo. E nossa gestão tem o compromisso em estar sempre trabalhando para a excelência no serviço público, principalmente na área de educação. Aos novos professores, nosso sentimento de que irão contribuir muito para a qualidade de nosso ensino, formando cidadãos e profissionais responsáveis e capacitados”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Ao todo, foram nomeados 75 professores de Educação Básica I (sendo 05 na categoria Pessoas com Deficiência); 03 de Educação Básica II – Ciências; 05 de Educação Básica II – Matemática; 05 de Educação Básica II – Português; 05 de Educação Básica  – Inglês; 05 de Educação Básica II – Educação Física; 05 Educação Básica II – Artes Visuais; 01 de Educação Básica II – História; e 01 de Educação Básica II Geografia.

“Esse concurso foi muito aguardado pela população cabedelense. Alguns dos aprovados até já tinham sido prestadores de serviços e almejavam essa efetivação no município. E isso combina com o desejo dessa atual gestão, que é deixar toda equipe docente efetivada, permitindo a continuidade do processo pedagógico que viabiliza o crescimento do alunado e beneficia toda comunidade escolar. Para mim, enquanto secretária e também como concursada no município, reconheço que é um momento glorioso e compartilho da felicidade deles”, disse a secretária de Educação, Márcia Moreira.

A secretária de Administração, Nilda Batista, também deu boas-vindas aos novos servidores e explicou que, em breve, um novo edital de convocação deve ser publicado, convocando mais aprovados no Concurso Público da Prefeitura.

“Em breve iremos divulgar um novo edital, com a convocação de mais profissionais aprovados no último certame, que ofereceu 276 vagas. Após a posse de hoje, os professores já serão encaminhados para os respectivos setores, pois as aulas já terão início no dia 1° de março. Tínhamos necessidade dessa convocação com urgência. Esses profissionais chegam para somar conosco, buscando uma gestão ainda melhor”.

Para os professores empossados, a expectativa é servir ao município de Cabedelo e fazer parte da transformação da educação municipal, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e cidadãos conscientes e responsáveis.

Ana Paula dos Santos Silva tomou posse na função de professora de Educação Básica I. Ela destacou a celeridade de todos os tramites em Cabedelo.

“Passei por todo processo de estudo, provas, apresentação e, no final, a gente tem essa recompensa da aprovação. A Prefeitura de Cabedelo fez uma convocação rápida dos concursados, pois tivemos a homologação no final do ano passado e agora, em fevereiro, já somos nomeados. A sensação que estou vivendo é muita satisfação e agradecimento. Agora é buscar fazer o melhor possível para contribuir com a educação dos cabedelenses” ,disse.

Briele Bruna Farias também assumiu a função de professor de Educação Básica I e também elogiou a organização da Prefeitura de Cabedelo durante todo o trâmite do certame em meio à pandemia.

“No momento que estamos vivendo, de muitas expectativas por todos os lados, fazer um concurso público em meio a tudo isso, já foi muito desafiador. Foi importante para nossa construção e para refletirmos sobre a nossa prática, a importância que nós temos para as famílias e para as crianças. Nós contamos com uma gestão que preza por essa qualidade, pois em meio a tudo isso, assume o compromisso de fazer o concurso e ainda convocar aos professores, e isso é fundamental. Nós trabalhamos com crianças e construindo o futuro de todos”, finalizou.