A previsão é que o público paraibano, compreendido entre 18 e 59 anos, comece a ser vacinado contra Covid-19 a partir do mês de junho deste ano, segundo revelou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Até o mês de maio, estima-se que todas as pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas.
“A previsão é de vacinar até o final de maio todos os grupos prioritários e a partir de junho, a população de 18 a 59 anos”, ressaltou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Essa perspectiva de vacinar o público nessa faixa etária decorre da produção é que os Institutos Butantan e Bio-Manguinhos/Fiocruz terão capacidade por dia que é de aproximadamente 600 mil doses cada um.
Nesta quarta-feira (24), às 17h, chega, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, um novo lote de 39.500 doses da Astrazeneca. A Paraíba já aplicou 128.974 doses, incluindo algumas pessoas já com a segunda dose, conforme dados do Ministério da Saúde, apurados pelo ClickPB. Isso coloca o Estado na 14ª posição no ranking das unidades federativas do Brasil.
Até o momento, o Estado recebeu 223.680 doses. Do total, 187.680 Coronavac e 36 mil Astrazeneca. As duas necessitam de duas aplicações, cada um com intervalos diferenciados, sendo a primeira com até 28 dias e a segunda, até quatro meses. A previsão é que chegue 39.500 da Astrazeneca, às 17h desta quarta-feira (24).
Foto: Walla Santos.