Amazonas recebe 2 mil doses de vacina contra Covid, após lote de 78 mil ser entregue por engano no Amapá

O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (24), 2 mil doses da vacina contra Covid-19, das 120 mil previstas pelo Ministério da Saúde. O órgão enviou 78 mil doses para o estado nesta quarta, mas elas foram entregues, por engano, no Amapá.

O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas. O governo informou que o envio do restante das doses deverá ser feito “nos próximos dias”.

No dia 12 deste mês, em Manaus, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que as novas doses chegariam na segunda-feira (22). No fim de semana, o governo estadual afirmou que a chegada havia sido adiada para esta terça (23), o que também não ocorreu.

O Brasil recebeu, na terça-feira, 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Para o Amazonas, o Ministério da Saúde deve enviar 78 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 42 mil doses da CoronaVac.

Segundo o governo, o estado receberá 70% do montante global de vacinas do país que serão destinados à região Norte, formando um Fundo Estratégico para a região.

Essas doses do Fundo Estratégico devem atender 86.667 pessoas entre 60 e 69 anos de idade. Datas para início da vacinação desse público alvo não foram divulgadas.

Pessoas com 50 anos ou mais

Quando esteve em Manaus, o ministro Pazuello se reuniu para alinhar a execução do “Plano de Aceleração da Vacinação na Amazônia”, que deve começar pelo Amazonas. Foi anunciado que o governo iria fazer uma força-tarefa para vacinar pessoas acima de 50 anos, logo após o recebimento do novo lote.

O Governo do Amazonas, entretanto, disse que as novas doses devem ser para pessoas entre 60 e 69 anos. O G1 questionou o Ministério da Saúde em relação ao grupo prioritário e quando deve iniciar a vacinação para maiores de 50 anos, e aguarda resposta.

No Terceiro Informe Técnico do Ministério da Saúde, que descreve a destinação das doses que começaram a ser enviadas aos estados, o órgão afirma que 100% dos idosos de 70 anos ou mais já foram vacinados contra Covid.

O campanha de vacinação no estado, que teve início no dia 18 de janeiro, já atende indígenas aldeados, trabalhadores da saúde e idosos.

Foto: Reprodução Google.