Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passam a atender exclusivamente casos de Covid-19

Devido ao aumento no número de casos de infectados pelo novo coronavírus, a Prefeitura de João Pessoa está adotando novas medidas para reforçar o enfrentamento da pandemia na Capital. Com isso, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina, Cruz das Armas e Bancários, passarão a atender exclusivamente urgência e emergência em casos moderados e graves de síndrome gripal, com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus, em adultos.

Outros casos de urgência e emergência que não sejam de Covid-19 estarão sendo realizados nas portas de urgência do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho e no Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma). Para as crianças, todos os atendimentos de pediatria passam a ser realizados exclusivamente no Hospital Municipal do Valentina, atendendo tanto de síndrome gripal, quanto de outros agravos. O Hospital Arlinda Marques também estará realizando atendimento infantil para outras sintomatologias que não sejam síndrome gripal.

Casos leves de síndrome gripal e de outras enfermidades também seguirão sendo atendidos na Atenção Básica através das Unidades de Saúde da Família (USF) e as Policlínicas seguem com os atendimentos especializados. “Nossos atendimentos na Atenção Básica e nas Policlínicas Municipais estão assegurados e seguirão acontecendo normalmente dentro dos horários habituais”, explica a diretora de Atenção a Saúde, Rayanna Coelho.

As Unidades de Saúde da Família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nas Policlínicas Municipais o atendimento é das 7h às 17h.

Tele+Saúde – Para as pessoas que não querem sair de casa para buscar assistência médica, ou não estão em condições, a Secretaria de Saúde segue disponibilizando o serviço de teleatendimento através do número 3218-9214.

Com as novas medidas de prevenção e combate ao Coronavírus, o serviço passou por ampliação em seu horário de atendimento, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, das 12h até 16h e agora em um novo turno, das 16h às 22h.

Desde que foi criado, o serviço já prestou assistência para mais de 30 mil pessoas sobre a Covid-19 e suas variantes, além de dúvidas também sobre outras doenças.

Foto: Dayse Euzébio.