Aldemir determina ‘quarentena coletiva’ para conter avanço da covid-19 em Cajazeiras

Com o risco de um novo colapso no sistema de saúde devido ao aumento da ocupação de leitos destinados à covid-19 no Sertão da Paraíba, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), determinou quarentena coletiva a partir desta quinta-feira (18) até o dia 28 de fevereiro. As medidas mais restritivas na cidade atingem principalmente o funcionamento de estabelecimentos comerciais.

O novo decreto segue a mesma lógica do adotado pela prefeitura de São José de Piranhas para evitar aglomeração que coloca ainda mais em risco à população da região.

Os estabelecimentos comerciais de Cajazeiras, por exemplo, continuarão abertos, mas terão que seguir novos protocolos, inclusive, só ocupando 30% de seus espaços para evitar aglomerações.

Os setores considerados críticos e que apresentam aglomeração e alto risco de contágio, a exemplo de bares e restaurantes, só poderão funcionar nestes próximos 10 dias, em sistema de delivery ou por entrega no balcão.

As atividades de academias, escolas, creches, berçários, parques de diversão, brinquedos, jogos, eventos musicais e culturais, ficam todos suspensos, nestes próximos dez dias, de 18 a 28 de fevereiro.

Segundo o Jornal da Paraíba, a multa em caso de descumprimento pode chegar a R$ 5 mil, dentre outras punições.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, Cajazeiras acumula 4.306 casos confirmados de covid-19 e 78 mortes pela doença. Em relação aos leitos, a ocupação da UTI adulto chega a 74% e enfermaria é de 64%.

Foto: Reprodução Google.