O Enem Digital 2020 teve anulada uma questão da prova de matemática e suas tecnologias, aplicada neste domingo (7). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Segundo o Inep, o item já havia sido aplicado na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e reaplicação.
A questão anulada foi a 140 do Caderno 5 (Amarelo); questão 148 do Caderno 6 (Cinza); questão 157 do Caderno 7 (Azul); e questão 165 do Caderno 8 (Rosa).
O Enem 2020 tem uma versão impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, cerca da metade dos inscritos no Enem impresso e aproximadamente 70% do Enem digital faltaram às provas.
Segundo o R7, o Inep divulgará na quarta-feira (10) os gabaritos das questões objetivas do Enem digital. Os cadernos de prova já estão disponíveis na página da autarquia.
O resultado final, tanto da versão impressa quanto da digital e da reaplicação, será divulgado no dia 29 de março. Os candidatos podem usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Foto: Reprodução Google.