China aprova uso definitivo da CoronaVac

Indios aldeados sen vacinado na aldeia e Umariçu1, em Tabatinga (MA). Sérgio Lima/Poder360 19.01.2021

A China aprovou o uso definitivo da CoronaVac, vacina desenvolvida contra o coronavírus pela farmacêutica Sinovac Biotech. A informação foi divulgada pela própria fabricante neste sábado (6.fev.2021), segundo informou a Reuters.

É a 2ª vacina aprovada na China. A 1ª foi a da Sinopharm, que recebeu autorização em 31 de dezembro.

Na última 4ª feira (3.fev.2021), a farmacêutica havia anunciado que órgão regulador da China recebeu o pedido para o uso público da CoronaVac no país.

A CoronaVac é uma das duas vacinas contra a covid-19 que estão sendo usadas no Brasil. O imunizante desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan, teve autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial em 17 de janeiro. A vacinação começou no mesmo dia.

Segundo o msn, a vacina também já é aplicada na Turquia, na Indonésia e em outros países.

A China deu a aprovação com base nos resultados de ensaios clínicos conduzidos no Brasil, Turquia, Indonésia e Chile, apesar de ainda não haver uma análise final dos dados, de acordo com a Sinovac.

Eficácia da vacina

Em 12 de janeiro, o governo de São Paulo anunciou que os testes no Brasil da CoronaVac, conduzidos pelo Instituto Butantan, apontaram uma eficácia de 50,38% do imunizante.

Além disso, a vacina tem eficácia de 78% para casos leves, que exigem algum cuidado médico, e nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu.

Na Turquia, o imunizante teve 91,25% de eficácia em uma análise preliminar dos resultados, e de 65,3% na Indonésia.

Em 13 de janeiro, a farmacêutica chinesa afirmou que a eficácia da vacina nos países foi diferente porque os protocolos de teste não eram iguais, apesar de os países terem usado doses do mesmo lote da CoronaVac.

Foto: Sérgio Lima.