Medida visa garantir a segurança sanitária de profissionais e alunos durante a volta das aulas presenciais, a partir do dia 1º de março

A Prefeitura de Cabedelo (PMC) realizou, nesta terça-feira (02), na Escola Paulino Siqueira, a solenidade de entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a serem utilizados pelas escolas da rede de ensino no enfrentamento à pandemia da Covid – 19. A ação é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc) e a de Saúde (Sescab).

As aulas no formato híbrido estão previstas para começarem no próximo dia 1º de março. Os itens foram destinados às 23 escolas e 9 creches que compõem o sistema de educação básica, além da sede da Seduc e ao Centro de Atendimento a Educação Especial José Enivaldo de Miranda Neto (CAEE). Entre os equipamentos estão borrifadores, álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e protetores faciais.

“Esse ano não teremos uma volta às aulas como no passado, com escolas lotadas e crianças sorrindo. Não podemos, nesse momento, voltar ao que éramos antes, mas não podemos deixar de ter responsabilidade frente ao novo cenário e aprender a viver com ele. Viver com o novo faz parte de uma nova história e de uma nova educação, e para isso temos que aprender a planejar. Essa entrega faz parte desse planejamento. Vamos voltar às aulas, no dia 1º de março, com todo equipamento de segurança que as crianças e os nossos professores precisam para estudar presencialmente”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

Os EPI’s’ foram adquiridos através da Portaria n° 1.857, de 28 de julho de 2020 do Ministério da Saúde, que disponibilizou uma verba para a Secretaria de Saúde fazer a aquisição. A pasta, então, repassou os equipamentos para a Seduc distribuir com suas unidades de educação básica.

“Temos que agradecer, primeiramente, à equipe da Seduc, por proporcionar mais uma momento de entrega de EPI’s para a nossa comunidade escolar; e, segundo, a parceria da Sescab que vem atuando de maneira brilhante nesse momento pandêmico, auxiliando as entidades administrativas, bem como a toda a população. Esse momento é muito importante e esperado, e vem como resposta a nossos profissionais que estavam apreensivos e temerosos diante do retorno presencial das aulas”, comentou a secretária da educação, Márcia Moreira.

EPI’s – Para o combate e prevenção à transmissão do vírus, foram adquiridos 400 borrifadores/pulverizadores manuais com bico spray; 400 dosadores para álcool em gel ou sabonete líquido; 120 kits de tapetes sanitizantes composto por dois tapetes (um sanitizante e um de secagem); 40 termômetros laser digital infravermelho; 1.000 protetores faciais “face shield”; e 34 totens suporte para álcool em gel com acionamento por pedal.

Os kits distribuídos também incluíram frascos de álcool em gel e de alcool etílico a 70%, adquiridos com recursos do FNDE.

O kit básico para cada unidade é composto de 10 borrifadores, 10 dosadores para álcool gel ou sabonete líquido, 3 kits de tapetes, 1 termômetro digital, 01 totem suporte para álcool em gel e protetores faciais.