Cabedelo ganha novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou, nesta quarta-feira (20), o novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP.

Localizado à Rua Presidente João Pessoa, 45, Centro, o prédio oferece atendimento especializado à população de rua e tem capacidade de atendimento para até 50 pessoas.

A instalação do Centro POP está prevista no Decreto n° 7053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e o seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento.

O espaço vai ser referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida e alternativas a saída das ruas.

O Centro oferta trabalho técnico para análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

“Hoje é mais um dia importante para Cabedelo. Mais uma entrega de equipamento público de muita relevância para a nossa cidade. É vontade da nossa gestão trabalhar sempre com o olhar voltado para quem mais precisa. Essa nova sede do Centro POP é um espaço onde podemos acolher com maior qualidade as pessoas mais vulneráveis, recebendo-as desde da manhã até à noite, oferecendo com café, almoço e jantar. É com esse olhar carinhoso que nós olhamos para Cabedelo e para pessoas que precisam de um atendimento prioritário”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

O novo Centro POP conta com recepção e 3 salas climatizadas, sendo uma para coordenação, e duas para atendimento psicossocial e socioeducativo; área de refeitório, cozinha, salão de atividades, WC’s para funcionários e comuns (feminino e masculino) e dispensa. A equipe multiprofissional é formada por coordenação, assistente social, psicólogo, educadores sociais e pessoal de apoio.

O serviço abre diariamente de 8h às 17h e está seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como oferta de álcool em gel, distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscara. O acesso ao Centro se dá por demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial e busca ativa.

“A entrega da nova sede do Centro POP marca uma data muito importante, pois vamos poder atender as pessoas em situação de rua bem melhor, com uma maior qualidade no atendimento. A gestão sempre teve esse olhar diferenciado e cuidadoso com a assistência. É, zelo da gestão com as pessoas que mais precisam desse serviço”, comentou a secretária da assistência social, Cynthia Denize Cordeiro.

Foto: Reprodução Google.