A pandemia do novo coronavírus resultou na redução da renda de um em cada três brasileiros (33%), sendo que 11% foram demitidos de seus empregos, segundo pesquisa realizada pela Mastercard.
Segundo o R7, o período também deixou cerca de 60% dos brasileiros mais preocupados com o futuro financeiro. O estudo, no entanto, mostra que apenas 45% planejam economizar dinheiro para uma reserva de emergência.
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a prática do home office e observou que 63% dos brasileiros empregados trabalharam em casa durante algum período da quarentena.
Dos entrevistados, mais da metade espera retornar ao trabalho presencial ainda na primeira metade de 2021, além disso, 3% acreditam que isso só ocorrerá no segundo semestre e 13% planejam passar a trabalhar remotamente permanentemente.
Fatores emocionais
Os resultados da pesquisa revelam também que as políticas de isolamento social tiveram um grande impacto no emocional dos consumidores, com 33% se sentindo menos felizes e 32% com mais raiva do que antes.
Os níveis de ansiedade também subiram e 54% dos entrevistados acreditam que o nível de ansiedade e estresse está maior agora do que antes e 43% estão sentindo mais medo.
Foto: Andre Melo Andrade.