Lojas e estabelecimentos comerciais devem abrir normalmente durante o Carnaval na Paraíba

As lojas e estabelecimentos comerciais da Paraíba devem abrir normalmente durante o Carnaval. A recomendação foi divulgada nesta segunda-feira (25) pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba, (Fecomercio-PB). Os estabelecimentos devem cumprir a cláusula 45 da convenção coletiva de trabalho.

Em nota, a Fercomércio disse que devido à pandemia da Covid-19, as festas típicas das datas foram canceladas pela necessidade de distanciamento social, no entanto, o comércio pode funcionar normalmente. “Sendo assim, a recomendação da Fecomércio Paraíba é que as empresas do comércio de bens, serviços e turismo que desejarem, podem funcionar normalmente no feriado”, explicou.

Em entrevista ao ClickPB, o diretor do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, Marcell Mendonça explicou que por um fator cultural a data é confundida como feriado, mas que pela legislação não existe nenhuma lei sobre ser feriado. “Não existe uma lei nem municipal ou estadual que fale sobre ser feriado no Carnaval”, disse.

Por conta do aumento no número de contaminações pela Covid-19, as medidas sanitárias de combate ao coronavírus indicam que as aglomerações devem ser evitadas. Por isso, os desfiles das escolas de samba, os blocos de rua e grandes bailes não ocorrerão.

O feriado de Carnaval também é uma data importante para o turismo. Mesmo sem as grandes festas, muitas pessoas aproveitarão a data para viajar e conhecer novos locais, o que beneficia a economia ao movimentar hotéis, bares, restaurantes, receptivos de turismo, táxis, aplicativos de transporte e uma série de segmentos associados à atividade turística.

Foto: Walla Santos.