João Pessoa vai ter vacinação contra Covid-19 em ginásios e no formato ‘drive-thru’, diz secretário

A vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa acontecerá em ginásios, em casa e no formato drive-thru, conforme explicou o secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, nesta sexta-feira (15). A estratégia municipal de imunização será baseada no plano do governo federal.

Segundo o G1, a previsão é de que a vacinação tenha início na próxima quarta-feira (20). A distribuição das vacinas depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca no país. A decisão da Anvisa será divulgada no próximo domingo (17).

O secretário reforçou que o processo de vacinação acontecerá em fases, que devem ser seguidas rigidamente. “Seremos rigorosos nisso, não tem como furar fila [para se vacinar]”, pontuou Fábio.

A primeira etapa atenderá a três grupos prioritários (veja abaixo):

Idosos acima de 75 anos

Idosos acamados

Trabalhadores de saúde

A estrutura para o início da vacinação está sendo montada e contará com 65 ginásios; seis ou sete pontos de drive-thru, em que as pessoas são vacinadas dentro dos veículos; e o atendimento extramuro, em que os pacientes acamados serão atendidos em casa, lares de permanência ou em hospitais.

Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, as primeiras doses da vacinação devem chegar ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em Pernambuco. Depois serão enviadas para João Pessoa, que distribuirá o imunizante para os demais 222 municípios paraibanos.

Foto: Lucy Nicholson.