Enem 2020: saiba o que muda nas provas deste ano

Esta edição do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) vem cheia de mudanças. A primeira anunciada pelo MEC (MInistério da Educação) é a versão digital do exame.

Neste ano, 96 mil estudantes não farão as provas em papel, eles responderão as questões, pela primeira vez na história do exame, em um computador. A expectativa do MEC que é as provas sejam 100% digitais até 2026.

Este ano, a prova piloto servirá como um guia para o processo de transição do papel para o digital, todas as questões serão respondidas no computador, mas a redação será entregue em papel. Os inscritos deverão se deslocar até o local de prova, não poderão fazer o Enem de casa, por exemplo.

Como medida de segurança, os candidatos não poderão acessar nenhum programa ou a internet. As provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A pandemia impôs uma série de mudanças para a realização do exame. Para evitar aglomeração e o risco de transmissão do novo coronavírus, os portões deverão abrir meia-hora mais cedo que o de costume, às 11h30.

Outra mudança está na obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo que o estudante estiver no local de prova. A máscara deverá cobrir o nariz e a boca e só poderá ser retirada para a identificação na entrada e para a alimentação.

Álcool em gel será distribuído nos locais de exame e os candidatos também poderão levar. A higienização das mãos é obrigatória antes de entrar na sala de prova.

Segundo o R7, as salas estarão mais vazias para garantir o distanciamente entre os candidatos. O esperado é que os estudantes mantenham um distanciamento de 1,5m tanto nas salas como na entrada e saída.

Foto: Ronaldo Silva.