Prefeito de Campina Grande anuncia início da vacinação contra Covid-19 para dia 20 de janeiro

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (14) que a vacinação contra a Covid-19 deverá ser iniciada na cidade no dia 20 de janeiro. O anúncio foi feito após reunião de prefeitos de todo o Brasil com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O cumprimento da previsão, no entanto, depende de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca no país. A decisão da Anvisa será divulgada no próximo domingo (17).

O começo da imunização em Campina Campina Grande atenderá a três grupos prioritários (veja a lista abaixo):

Profissionais de saúde

Idosos acima de 75 anos

Idosos em casas de permanência

Conforme o prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebe nesta quinta, 80 mil seringas e agulhas, para atender à primeira etapa de vacinação. Pelo menos 57 salas de imunização estão prontas em todas as regiões da cidade.

Bruno disse também que o plano de vacinação de Campina foi apresentado ao Ministério da Saúde em dezembro do ano passado. O G1 solicitou o documento ao secretário de saúde, Filipe Reul, no mês anterior, mas até esta quinta, não teve acesso ao projeto.

O gestor também disse que vai se reunir com representantes da Polícia Federal e do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada da cidade, para definir estratégias que garantam a segurança aos estoques das vacinas no município.

Foto: Reprodução Google.