O golpista que injetou vacina falsa covid-19 em idosa de 92 anos na Inglaterra

Um homem se passando por funcionário do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) injetou uma falsa vacina contra a covid-19 em uma mulher de 92 anos.

Segundo o R7, a polícia de Londres informou que está procurando o suspeito. Ele teria pedido à mulher o equivalente a cerca de R$ 1.200 para “vaciná-la”.

Segundo a polícia, o homem disse que era “crucial” que o pagamento ocorresse o mais rápido possível, pois o contrário “poderia colocar a vida das pessoas em perigo”.

O investigador Kevin Ives descreveu o incidente como uma “agressão nojenta e totalmente inaceitável”.

O caso ocorreu depois que o NHS alertou as pessoas de que nenhum servidor do sistema de saúde britânico vai aparecer na porta das pessoas oferecendo vacinas. O anúncio foi feito após uma série de mensagens de texto com informações falsas sobre o assunto terem sido enviadas a cidadãos do país.

De acordo com os planos atuais de vacinação contra o coronavírus no Reino Unido, é o médico de família e profissional de saúde que vão orientar as pessoas sobre a vacina.

Substância desconhecida

A polícia disse que a vítima permitiu que o homem entrasse em sua casa na tarde de 30 de dezembro.

A mulher disse que foi picada no braço com um “instrumento parecido com um dardo”. Depois, ela pagou ao homem — ele disse a ela que o montante seria reembolsado ​​pelo NHS.

A polícia afirma não saber qual substância foi administrada no braço da idosa, mas a mulher foi examinada no hospital local e não apresentou efeitos colaterais.

O detetive Ives solicitou informações para ajudar a identificar o suspeito.

“A prisão dele deve ocorrer o mais rápido possível, pois ele não está apenas enganando as pessoas por dinheiro, mas pode estar colocando a vida delas em risco”, acrescentou.

O homem fez uma segunda visita à casa da mulher em 4 de janeiro, quando pediu mais dinheiro, afirma a polícia.

Na sexta-feira, a polícia divulgou imagens de câmeras de vigilância que mostram um homem vestido com roupa azul marinho com listras brancas nas laterais. Ele seria suspeito da fraude.

Um porta-voz do Departamento de Saúde do Reino Unido afirmou: “O NHS na Inglaterra nunca pedirá detalhes bancários, números de PIN ou senhas quando contatar uma pessoa sobre a vacina.”

“Qualquer comunicação alegando ser do NHS, mas solicitando um pagamento ou dados bancários, é fraudulenta, deve ser ignorada e relatada à polícia.”

“Ninguém nunca será cobrado pela vacina”, acrescentou o porta-voz.

Foto: Reprodução Google.