Trump pede que apoiadores deixem o Congresso, mas insiste em fraude

Apoiadores do presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadiram o Capitólio do país nesta 4ª feira (6.jan.2020), durante sessão que validaria a derrota para o republicando para Joe Biden. Depois de ser pressionado, Trump pediu que os manifestantes deixem o local: “Vão para suas casas, e vão para suas casas em paz”, disse ele em vídeo no Twitter.

Na mensagem, Trump voltou a afirmar que a eleição foi “fraudulenta”.

Eis a tradução do pronunciamento de Trump:

“Eu sei que vocês estão sofrendo. Eu sei que vocês estão machucados. Nós tivemos uma eleição que foi roubada de nós. Nós tivemos a maioria dos votos, todo mundo sabe –principalmente o outro lado. Mas vocês têm que ir para casa agora. Nós precisamos ter paz, nós precisamos de Lei e Ordem. Nós não queremos ninguém ferido. É um período muito difícil, nunca houve um momento como esse em que acontece tal coisa que eles possam tirar de todos nós –de mim, de vocês, do nosso país. Essa foi uma eleição fraudulenta, mas nós não podemos jogar na mão dessas pessoas. Nós precisamos ter paz. Então vão para casa. Nós amamos vocês, vocês são muito especiais. Vocês viram o que acontece, vocês viram como outros são tratados. Eu sei como vocês se sentem. Mas vão para casa, e vão para casa em paz”.

Segundo o msn, o pedido de Trump só veio depois de pelo menos duas horas da invasão. Antes, o presidente havia pedido que os protestos permanecessem pacíficos. Uma mulher foi baleada.

Antes da invasão, Trump participou de um comício junto do seu filho. Na ocasião, ele afirmou: “Nós nunca vamos desistir. Nós nuca vamos ceder. Nunca acontecerá. Você não sede quando há roubo envolvido. Nosso país teve o suficiente. Não vamos aceitar mais”.

Foto: Reprodução Google.