O Google anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento do Play Pass no Brasil, serviço de assinatura que oferece centenas de jogos e apps para celulares Android ao custo de uma assinatura mensal ou anual. O serviço já existia nos Estados Unidos desde 2019 e tem funcionamento semelhante ao rival Apple Arcade. A nova ferramenta libera aos usuários assinantes mais de 650 jogos de diferentes gêneros, escolhidos por uma equipe de curadoria.

A assinatura do Play Pass custa R$ 9,90 no plano mensal ou R$ 89,99 no plano anual, e libera todos os jogos completos para o assinante, sem anúncios e sem compras adicionais dentro dos apps. Qualquer usuário de celular Android pode experimentar o serviço gratuitamente por 10 dias, antes de confirmar a assinatura.

A lista de jogos do Play Pass inclui títulos como Stardew Valley, Terraria, Monument Valley, Risk, Star Wars: Knights of the Old Republic, Star Wars: Kotor, Sonic the Hedgedog Classic, Swordigo, Sorcery! 4 e King’s League: Odyssey. Alguns games desenvolvidos por brasileiros também estão no pacote, como Sudoku e Crossword Puzzle Free. Além disso, apps de produtividade também integram o serviço, como editores de imagem.

Segundo o Google, o acervo do Play Pass será atualizado mensalmente com games famosos e outros menos conhecidos, incentivando os usuários a descobrir jogos interessantes que surgem na plataforma. Entre os títulos já confirmados nas próximas renovações, estão This War of Mine e Cytus.

Os assinantes do Play Pass podem compartilhar a assinatura com até cinco membros da família, totalizando seis pessoas, para que cada integrante acesse seus jogos preferidos em seus dispositivos de forma independente. Segundo o Google, o conteúdo acessado por um membro não influenciará o que as outras pessoas da família visualizarão.

Segundo o TechTudo, o Google Play Pass é compatível com celulares e tablets com Android 4.4 ou superior, e que possuam a versão 16.6.25 da Play Store ou superior. O novo serviço está localizado em uma aba específica dentro da Play Store, onde estarão exibidos todos os games disponíveis na assinatura. Entretanto, o usuário também poderá procurar por jogos normalmente na loja do Google. Ao se deparar por um título que integra o Play Pass, ele visualizará uma etiqueta do serviço que possibilitará baixar o game sem pagar nada a mais.

O Google Play Pass foi lançado em setembro de 2019 nos Estados Unidos e, além do Brasil, também foi disponibilizado ontem no Chile, Colômbia, México e Peru. Com esses novos lançamentos, o serviço já está disponível em mais de 40 países.

Foto: Reprodução Google.