Em dezembro, o Centro Família Acolhedora completa seis meses, se tornando um local de referência para as famílias e pessoas que desejam participar do programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Vara da Infância e Juventude de João Pessoa.

Diferente da adoção, o Família Acolhedora organiza o acolhimento temporário de crianças e adolescentes que estão afastados de sua família de origem por medida de proteção, violação de direitos ou outras formas de vulnerabilidade até sua reintegração à família de origem ou encaminhamento para uma substituta.

Atualmente o serviço abriga 12 menores, entre crianças e adolescentes e conta com 18 famílias cadastradas realizando o trabalho de forma voluntária. Todas as pessoas que fazem parte do serviço, tanto as acolhedoras quanto as de origem são acompanhadas por equipe composta de assistente social e psicólogo, além da Vara da Infância e Juventude para que todos os processos sejam respeitados, para retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção.

As famílias voluntárias passam por um processo de seleção, entrevistas e visitas antes de fazerem parte do cadastro, tudo para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes que serão acolhidos. Sandra Lacerda, é uma das pessoas que passou pela capacitação realizada pela Sedes e aguarda realizar seu primeiro acolhimento. “Conheci o programa através da minha cunhada, ela me explicou como funcionava e quis participar para ajudar as crianças. Tivemos uma capacitação muito boa, com informações sobre serviço social importantes pra gente poder realizar o voluntariado com qualidade”, explicou.

O Família Acolhedora também ajuda no fortalecimento afetivo das crianças que ao invés de estarem em uma instituição passam a ter uma base sólida para que possam crescer e se desenvolver de forma saudável. “A quebra do vínculo com a família de origem é difícil e poder encaminhar as crianças e adolescentes para pessoas que vão acolhê-la e dar a estrutura que ela precisa para se desenvolver ajuda muito. É perceptível a diferença com apenas alguns dias nas famílias acolhedoras, elas ficam mais brincalhonas, mais sociáveis e ganham peso mais rápido”, explicou Andréa Araújo, coordenadora do serviço.

Requisitos para cadastro no Família Acolhedora

– Ter espírito solidário, afeto, bem como promover segurança, proteção, convivência familiar e comunitária;

– Ter idade mínima de 21 anos de idade;

– Ser residente no município de João Pessoa há pelo menos 2 anos;

– Não possuir antecedentes criminais;

– Não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas;

– Não estar inscrita no cadastro de adoção;

– Concordância de todos os membros da família;

– Disponibilidade real em participar das ações do serviço;

– Parecer psicossocial favorável realizado pela equipe técnica do serviço

Foto: Reprodução Google.