A partir desta terça-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro de Manaíra, volta a atender exclusivamente pacientes com sintomas da covid-19. As outras três UPAs (Valentina, Cruz das Armas e Bancários) continuam com atendimento de urgência e emergência. Além disso, 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com farmácia de atenção primária, irão fazer, três vezes por semana, testes do tipo RT PCR (SWAB).

Pessoas consideradas como casos suspeitos, com síndrome gripal e sintomas como febre, cansaço respiratório e dor de garganta devem se dirigir à UPA Ocenia. Em outubro, a UPA Oceania, assim como as demais UPAs, voltaram a atender urgência e emergência de todos os tipos de doença. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde, em reunião com a Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta segunda-feira (23), tornou a UPA Oceania novamente exclusiva para atendimento da covid-19.

Em relação aos testes, o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, alerta que eles serão destinados exclusivamente às pessoas que estão com sintomas gripais similares a covid-19. “Os testes não serão feitos através da demanda espontânea, iremos testar apenas pessoas com sintomas dentro da janela imunológica”, explicou.

Casos em João Pessoa – Segundo dados do painel Covid-19, foram registrados desde o início da pandemia do novo coronavírus até esta segunda-feira (23), 33.563 casos confirmados e 929 óbitos.

Foto: Reprodução Google.