Depois que um incêndio comprometeu o abastecimento de energia elétrica em todo o estado do Amapá há três semanas, o Ministério de Minas e Energia anunciou que restabeleceu 100% do sistema no estado. O anúncio foi feito pela pasta na manhã desta terça-feira (24), 21 dias após o corte no serviço.

Segundo o Congresso em Foco, a Companhia de Eletricidade do Amapá também confirmou que a energia foi restabelecida nos 16 municípios do estado a partir das 3h13 desta terça-feira. Moradores do estado também afirmaram que possuem abastecimento na manhã desta terça.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou o retorno da energia em nota à imprensa, onde agradeceu aos esforços de técnicos da Eletronorte, das Forças Armadas e do Ministério de Minas e Energia destacados para a missão emergencial.”Agradeço a todos os homens e mulheres que trabalharam dia e noite, e de madrugada também, para que o Amapá saísse dessa situação”, escreveu.

Alcolumbre – que tem um irmão na disputa direta pela prefeitura de Macapá – também disse que agora a busca é por punição aos responsáveis pelo desabastecimento. “Por todo o sofrimento causado ao nosso povo nos últimos 20 dias, os culpados terão que aparecer”, disse. “Responsáveis terão que ser punidos. Alguém deixou de fiscalizar, alguém falhou, alguém errou. Então, isso precisa ser investigado e exemplarmente punido.”

Durante a madrugada, um segundo transformador foi instalado no estado, em substituição à peça que foi inutilizada por um incêndio no começo do mês. O abastecimento, comprometido nestas semanas, forçou o adiamento das eleições em Macapá, que deverão ocorrer nos dias 6 e 20 dezembro – caso seja necessário segundo turno.

Foto: Reprodução Google.