A possibilidade de existir um “Twitter Premium” movimentou os usuários da rede social nesta quarta-feira (18). O assunto, inclusive, chegou a entrar para os Trending Topics nesta manhã, mas por enquanto tudo não passa de uma brincadeira que viralizou na plataforma. Desde a última terça-feira (17), variações da mensagem “Tweet exclusivo para assinantes do Twitter Premium” vêm sendo postadas, no intuito de confundir os seguidores com um suposto lançamento da versão premium do aplicativo.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Twitter no Brasil, que afirmou não ter nenhuma informação oficial a respeito de uma versão paga da rede social. Esta não é a primeira vez que surgem rumores envolvendo o Twitter Premium, mas, por enquanto, é seguro falar que a função não está disponível e que a mensagem viral não passa de uma brincadeira. Além disso, ainda não se sabe quais seriam as possíveis vantagens e se o recurso permitiria a visualização de conteúdo exclusivo para assinantes.

Os tuítes que viralizaram exibem a mensagem “Tweet exclusivo para assinantes do Twitter Premium”, acompanhada de um ícone de “informação” para dar mais credibilidade à brincadeira. Algumas pessoas ainda acrescentaram montagens ou imagens em branco ao post para dar a entender que o conteúdo estava bloqueado. Até mesmo perfis verificados também participaram do movimento, o que contribuiu para a confusão dos demais usuários. Veja alguns exemplos de publicações:

Enquanto muitos entraram na brincadeira, outros ficaram em dúvida sobre a veracidade do recurso, o que provocou um aumento nas buscas para o termo “Twitter Premium” no Google. A ferramenta Google Trends, que monitora as pesquisas na web, registrou um maior interesse no assunto na madrugada do dia 18, mas o tópico figurou nos Trendings Topics durante todo o dia.

Embora tenha ganhado maior alcance agora, a brincadeira envolvendo um possível Twitter Premium é mais antiga. Em agosto deste ano, quando surgiram os primeiros rumores sobre o recurso, os usuários começaram a postar a tal mensagem exclusiva para assinantes.

Além da mensagem exclusiva, alguns tuítes aparecem com supostos comentários exclusivos. Em outros casos, a brincadeira consiste em mostrar apenas uma parte da mensagem, seguida de um alerta de que é preciso assinar a versão premium para visualizar o restante. A suposta mudança foi alvo de críticas dos usuários, que reclamaram sobre a grande quantidade de serviços de entretenimento pagos já existentes, como o Spotify e Youtube Premium e até o recém-chegado Disney+.

Foto: Reprodução Google.