Interventora pede expulsão de Anísio Maia e afastamento de Giucélia Figueiredo, Josenilton Feitosa e Anselmo Castilho do diretório de JP

A Secretária Nacional de Organização do PT, Sonia Braga, que também integra a Comissão Interventora do diretório de João Pessoa, encaminhou à Executiva Nacional do partido o pedido de expulsão com cancelamento do registro de candidatura do deputado Anísio Maia, por manter a sua postulação à prefeitura da capital.

Além de Anísio, ainda estão sendo afastados Giucélia Figueiredo, Josenilton Feitosa e Anselmo Castilho, que devem ter as suas filiações suspensas.

O pedido deve ser analisado pela Comissão de Ética da Executiva Nacional.

Segundo Sônia, Anisio “violou flagrantemente a disciplina, a fidelidade e a ética partidária”, ao manter a sua candidatura, homologada em convenção partidária, obedecendo a todos os trâmites previstos na Lei Eleitoral, havendo seu direito, inclusive, sido reconhecido pelo TSE.

No ofício, a interventora ainda reclama do deputado paraibano o “embaraço” que a sua candidatura traz ao apoio da instância nacional à candidatura de Ricardo Coutinho.

“(Anísio) busca insistentemente embaraçar a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho e a tática eleitoral legitimamente aprovada pelo Diretório Nacional do PT”, diz.

A interventora ainda acusa Anísio de ser candidato de si mesmo e de dividir o campo progressista na capital paraibana.

“Ao insistir em ser candidato de si mesmo, o Deputado Estadual Anísio Maia sequestra o tempo reservado ao PT no horário eleitoral para dividir o campo progressista em João Pessoa”, relata a representação.

“Considerando a urgência do caso, SOLICITO que a presente Representação seja encaminhada pela Comissão Executiva Nacional para que, conforme previsto no artigo 234 do Estatuto, seja notificado imediatamente o Deputado Estadual Anísio Maia, para que seja aplicada a pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e a ​expulsão simultânea​ de acordo com o que prevê o artigo 229 do Estatuto do PT”.

Em contato com o News Paraiba, uma fonte do PT de João Pessoa lamenta todo o episódio e diz não acreditar em expulsão. Para ela, mesmo que a Executiva Nacional o faça, a Justiça reconhecerá o direito do deputado e dos demais filiados citados no caso.

“Um cara que dedicou a vida toda ao PT, tem uma história de resistência invejável para nós da esquerda, e agora ser submetido a isso. Se fizerem isso a Justiça reconhecerá o direito a ele. Quem deu o direito de candidatura ao PT de João Pessoa foi a própria justiça, o TSE”, relata a fonte.

Confira a documentação: