Pelo menos 415 mil pessoas, ou seja, 10,3% da população paraibana já realizou algum teste para Covid-19. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fezem referência ao mês de setembro. De acordo com o levantamento, 48 mil pessoas foram testadas para o coronavírus entre agosto e setembro no estado.

Conforme os dados, o percentual de testagem para Covid-19 na Paraíba foi o 4º maior do Nordeste, abaixo apenas do registrado no Piauí (17%), em Sergipe (12%) e no Rio Grande do Norte (10,7%).

Segundo o Jornal da Paraíba, a média de testagem em todo o Brasil ficou em 10,4%.

Na Paraíba, cerca de 15% das pessoas testadas eram da faixa etária de 60 anos de idade ou mais, enquanto 85% tinham de 0 a 59 anos.  A maioria do testados, cerca de 62,6%, era preta ou parda, enquanto 37,2% eram brancas.

Tipos dos testes

Cerca de 72 mil testes realizados foram do tipo SWAB, em que o material é coletado com cotonete na boca ou nariz; 226 mil ocorreram por meio do teste rápido, com coleta de sangue por um furo no dedo; e 148 mil por meio do exame com sangue retirado na veia do braço.

Com relação à apresentação de sintomas de síndromes gripais, o levantamento indica que cerca de 5,3% da população do estado esteve nessa condição no mês de setembro. A PNAD Covid-19 considera os seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscular.

No mês de maio, 572 mil pessoas com algum desses sintomas, o indicador tem registrado queda. À época, a proporção de pessoas com sintomas representava 14,2%, enquanto no mês de setembro, o total paraibano chegou a 214 mil pessoas.

Também apresentaram reduções significativas o percentual de pessoas que apresentaram sintomas conjugados. Em maio, o percentual havia ficado em 2,1% atingiu 0,7% em agosto e chegou a 0,4% em maio. O indicador é formado por aqueles que apresentaram um dos três conjuntos de sintomas: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; ou tosse, febre e dor no peito. A quantidade de pessoas que se encaixam nesse grupo chegou a 18 mil.

Já entre o grupo de pessoas que tiveram algum dos 12 sintomas de síndromes gripais investigados, 22,9% foram a estabelecimentos de saúde, enquanto no grupo dos que apresentaram sintomas conjugados, a ida a estabelecimento de saúde ocorreu em 73% dos casos, maior que o registrado no mês de agosto (46,5%).

Foto: Lindsey Wasson.