A Itália registrou 15.199 infecções novas de coronavírus nas últimas 24 horas, disse o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), a maior cifra diária desde o início do surto no país e acima do recorde anterior de 11.705 visto no domingo.

Segundo o G1, na terça-feira, surgiram 10.874 casos novos do vírus.

O ministério também relatou 127 mortes relacionadas à doença nesta quarta-feira, mais do que as 89 do dia anterior, mas muito menos do que o auge da pandemia na Itália, ocorrido em março e abril, quando se viu um pico diário de mais de 900 fatalidades.

Depois de diminuírem durante o verão, as infecções aceleraram de forma constante nos últimos meses. Agora elas estão distribuídas mais amplamente pelo país do que durante a primeira onda, mas a região mais duramente afetada voltou a ser a Lombardia, no entorno da capital financeira Milão.

Ainda nesta quarta-feira, a Lombardia respondeu por 4.125 dos casos novos da Itália, e Milão e arredores se aproximaram de duas mil infecções nas últimas 24 horas.

O número de pessoas contaminadas em unidades de tratamento intensivo vem aumentando continuamente: na terça-feira eram 870 e nesta quarta-feira chegaram a 926, muito acima das cerca de 40 da segunda metade de julho.

Mas o número de amostras de exames coletadas nas últimas 24 horas também atingiu um novo recorde, indo das 144.737 registradas na terça-feira para 177.848 nesta quarta-feira.

Foto: Miguel Medina.