O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Betrami, endossou, nesta segunda-feira (19), o apelo feito pelo secretário Geraldo Medeiros para a população não relaxar o distanciamento social nem as medidas de prevenção para combater a propagação da pandemia do coronavírus no Estado após o aumento do número de mortes por conta do relaxamento.

Segundo o PBAgora, uma recente pesquisa apontou que pelo menos sete milhões de pessoais no país afirmaram não adotar nenhum tipo de media para se proteger. De acordo com Betramin, é exatamente esse tipo de comportamento que implica em aumento do número de casos.

No atual cenário, o uso da máscara e álcool em gel continuam sendo essenciais para inibir a propagação da doença.

“Mais de sete milhões de pessoas no país inteiro dizem que não adotam nenhum tipo de medida para se proteger. Isso é chamado de comportamento de risco, e é exatamente isso que está fazendo a Europa a França, Itália, Reino Unido voltarem a situação de pandemia com imenso número de novos casos por dia. Então vejam, analisem, isso é uma questão de escolha. Pensar em não se proteger não é uma boa decisão, especialmente porque como estamos observando em alguns casos, sobretudo de pessoas mais vulneráveis que estão contraindo a doença e ficam ou gravemente doentes ou vão perder as suas vidas. O que mais chama atenção é que essas pessoas sabem dos riscos e estão se protegendo como ninguém, estão permanecendo em casa. Agora como o vírus chega até elas: chega por meio das pessoas que moram no mesmo domicílio que ela e que retomaram as atividades de trabalho e que estão indo a atividades de lazer e não se protegem”, ressaltou.

Foto: Reprodução Google.