OComplexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos teve um plantão movimentado entre os dias 09 e 13 de outubro, em função do feriadão e do aumento do fluxo de pessoas em Patos e região. Nesse período, a unidade que integra a rede estadual de saúde atendeu 318 pacientes e realizou 24 cirurgias. O dia de maior movimento foi a segunda-feira (12), quando 104 atendimentos foram realizados. Os acidentes de trânsito atingiram 58 pessoas, das quais 48 utilizavam motocicletas.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os principais motivos dos atendimentos da unidade foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, contusões, sintomas de síndrome gripal, entorse ou torção, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, hipertensão, dor de cabeça, dor na coluna, edema, entre outros motivos.

A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 25 casos no total, seguida de Desterro, Mãe D´água, Pedra Branca e São José do Sabugi, com três casos cada cidade. Os municípios de Condado, Malta, Coremas e Brejo do Cruz, registraram dois acidentes cada. Das cidades de São Domingos, São Mamede, São José do Bomfim, Cacimba de Areia, Maturéia, Vista Serrana, São José de Espinharas, Santa Luzia, Teixeira, Santana de Mangueira, São Bentinho, Piancó e Monte Horebe também chegaram pacientes vítimas de acidentes, sendo uma pessoa por cada cidade citada. Dos acidentados, 46 eram do sexo masculino e 12 do sexo feminino e as causas envolveram moto, automóvel, bicicleta e veículos de tração animal.

Dos 24 procedimentos cirúrgicos realizados, a maior parte foi de ortopedia, devido à gravidade dos ferimentos dos acidentados por motos. Na segunda-feira (12) foi quando foi realizada o maior número de cirurgias, com 12 no total, sendo seis eletivas e seis de urgência.

Para o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, a unidade estava preparada para esse aumento de demanda em função do feriadão. “Os plantões deste feriadão aconteceram sem nenhuma intercorrência que fugisse ao nosso controle, pois nos preparamos para esse aumento natural de demanda, quando o fluxo de pessoas é maior, sem necessitar reforço de equipe”, destaca Francisco, lembrando que no setor de isolamento Covid a unidade também vem registrando discreto aumento de pacientes, não apenas no período do feriadão, mas na última semana. “Estamos percebendo um aumento de casos em Patos e é preciso que a população se proteja, não devemos relaxar nas medidas preventivas tão cedo”, finaliza Francisco Guedes.

Foto: Reprodução Google.