Ogovernador João Azevêdo realizou, nesta sexta-feira (9), uma visita técnica às obras de construção do Laboratório-Fábrica (FabLab) do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. O empreendimento será voltado para a produção de equipamentos médicos e servirá de plataforma para a atração de empresas e desenvolvimento de produtos em condições sanitárias adequadas para comercialização no mercado. No local, o Governo do Estado realizou os serviços de limpeza e terraplanagem do terreno.

No FabLab deverão ser produzidos desfibriladores, monitores de sinais vitais, protetores faciais e outros dispositivos médicos. As obras estão previstas para serem concluídas em 2022.

Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou a importância do FabLab para a Paraíba. “Quando a universidade chega muito perto do povo, ela atinge cada vez mais seus objetivos. Nós vamos permitir que os alunos da UEPB participem desse processo, não só como forma de aprendizado, mas entendendo que a produção dos equipamentos que aqui serão feitos beneficiará a população, ou seja, nós estamos fortalecendo a universidade, produzindo para o sistema de saúde do país inteiro e recebendo tecnologia”, avaliou.

Acompanharam a visita técnica a vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, os deputados estaduais João Gonçalves e Chió e auxiliares do Governo da Paraíba.

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior; o coordenador geral do Nutes, Misael Morais; e o professor Eduardo Oliveira também estiveram presentes no local.

O Laboratório-fábrica conta com uma área de 12 mil metros quadrados e terá condições de oferecer cerca de 250 ambientes destinados às pesquisas em Saúde.

Foto: Reprodução Google.